29/09 - Proprietários de imóveis devem fazer cadastro digital para ter acesso às guias de impostos

Os contribuintes de Pindamonhangaba devem fazer o cadastro na plataforma E-Tributo - um meio eletrônico para acesso ao IPTU e outras taxas imobiliárias (ISS Fixo e Taxas de Localização e Funcionamento) até o fim dezembro de 2021.
O cadastro permite atualizar o cadastro para receber eletronicamente o tributo, pois no ano de 2022 não haverá a entrega de carnês impressos. A iniciativa é mais um passo na obtenção de uma Cidade Inteligente - com medidas eficientes e que oferecem comodidade a todas as pessoas.
O cadastro pode ser feito pelo link https://siapegov.pindamonhangaba.sp.gov.br/pmpinda/websis/siapegov/arrecadacao/recad/recad_pessoa.php .
Após o cadastro será enviado um email para a pessoa. Caso não chegue, favor verificar a caixa de spam.
Pela plataforma E-Tributo, o contribuinte poderá baixar guias para pagamentos de IPTU, ISS Fixo e Taxas de Localização e Funcionamento. É o método mais rápido e fácil para ter acesso às guias e boletos para pagamento. A ação proporciona facilidade e substitui os carnês de papel por guias digitais, podendo ser acessadas a qualquer hora e lugar.
O diretor de Receitas e Fiscalização Fazendária, Vicente Corrêa, relatou que uma das dificuldades na entrega de carnês físicos são os cadastros desatualizados, pois muitos contribuintes mudam de endereço e não atualizam os dados. “Com isso, milhares de carnês retomam à Prefeitura ou extraviam no processo de entrega. Ainda existem endereços incompletos e outras questões que interferem na entrega de carnês e guias”.
Vicente Corrêa explicou que eletronicamente o contribuinte também não corre o risco de ficar sem carnês ou boletos. “Temos muitos pedidos de impressão de segunda via, porque algumas pessoas perdem boletos e carnês. Pelo E-Tributo, tudo estará acessível às pessoas 24 horas por dia, os sete dias da semana”.
O secretário Adjunto de Administração e responsável por TI da Prefeitura, Danilo Velloso, disse que o lançamento em setembro é estratégico porque permite tempo para o município fazer a divulgação e as pessoas se habituarem com o conceito. “Tem mais de 3 meses antes da virada do ano. Neste período as pessoas podem se cadastrar e se acostumar com a plataforma ainda em 2021. Vale ressaltar que cada taxa tem uma data específica”.
Ele frisou que embora não seja obrigatório o cadastro em 2021, é importante ser feito o mais rápido possível. “Quem fizer antes terá mais facilidade para conhecer a plataforma, por isso pedimos para que as pessoas façam ainda este ano”.
Ele destacou os canais lançados pela Prefeitura para esclarecimentos de dúvidas, que podem ser pelo telefone (12) 3644-5600, pela internet : https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento ou por agendamento para atendimento físico na Prefeitura ou Subprefeitura de Moreira César http://cedah.pindamonhangaba.sp.gov.br/cedah/app/agenda-cadastro.Quem tiver dúvidas pode acessar o site da Prefeitura, clicar na aba ‘Portais’ e em seguida Tributo Digital, onde haverá mais detalhes sobre a iniciativa, além de perguntas e respostas, ou clicar diretamente no link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/portais/tributo-digital.