Pinda conquista Nota A do Tesouro Nacional em qualidade da informação contábil e fiscal

Pindamonhangaba conquistou a Nota A no ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pelo Tesouro Nacional. O reconhecimento é resultado de um trabalho consistente de gestão, alinhamento técnico e comprometimento com a transparência, elaborado e desenvolvido pela equipe da Secretaria de Finanças e Orçamento da Prefeitura.
De acordo com o secretário Finanças e Orçamento, Claudio Fonseca, a conquista reforça a eficiência e a credibilidade na prestação de contas públicas, assegurando informações contábeis confiáveis e compatíveis com as exigências legais, além de maior segurança no processo de gestão fiscal. “Foi um amplo trabalho que nossa equipe iniciou no ano de 2022, buscando as melhorias continuas de todos nossos processos de contas públicas, visando aprimorar os resultados e gerando dados sólidos e consistentes que pudessem nos ajudar em toda a gestão fiscal”.
Para ele, a classificação coloca o município em posição de destaque no cenário nacional. “Mostra os esforços e as ações da gestão pública do prefeito Ricardo Piorino em buscar soluções contábeis, priorizando a transparência e evolução contínua, se consolidando como um dos municípios melhor avaliados em todo o território nacional”, completou o secretário.
Além das ações da Prefeitura, parte desse avanço está relacionado ao trabalho desenvolvido pela Embras, empresa especializada em soluções de gestão contábil e fiscal para o setor público, e com sede em Pindamonhangaba.
Segundo o diretor da empresa, Felipe Pombo, o resultado comprova o impacto positivo da atuação técnica. “Ajustamos os lançamentos da Matriz de Saldos Contábeis, especialmente referentes aos Restos a Pagar, e os resultados foram expressivos. Isso nos enche de orgulho e reforça nossa missão de contribuir para uma gestão pública mais eficiente, transparente e responsável”.
Com a Nota A, Pindamonhangaba assegura melhor avaliação de sua gestão fiscal e também abre caminhos para fortalecimento da confiança junto à sociedade e potenciais parcerias estratégicas.