09/05 - Fundo Social realiza formatura do curso de Libras

O Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, realizou, no sábado (6), a cerimônia de formatura dos alunos da segunda turma de Libras das oficinas “Reinvente”. O evento contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Maria Vieira Domingues, do prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, além da diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza.
Formandos, seus familiares e professores participaram desse grande momento, marcando o sucesso da iniciativa do Fundo Social de Solidariedade. A formatura começou com emoção, tendo os hinos Nacional e de Pindamonhangaba interpretado por Libras por todos os alunos e professores. Toda a cerimônia foi traduzida em Libras por alunos e professores que se revezaram.
O curso de Libras foi introduzido pelo Fundo Social de Solidariedade ao Projeto Reinvente no ano de 2022. Com enorme sucesso, rapidamente as vagas iniciais foram preenchidas por alunos de várias idades. O sucesso continua e a terceira turma já começou.
De acordo com a presidente do Fundo Social, Claudia Domingues, “o objetivo é ensinar a Linguagem Brasileira dos Sinais, proporcionando a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva, além de contribuir com a geração de emprego e renda e ainda expandir o processo de inclusão social”.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, abraçou a parceria com essa iniciativa e pretende realizar “ações para colaborar para a inclusão tanto dos alunos quanto das pessoas com deficiência, no mercado de trabalho e na sociedade”.
“O ensino de Libras é muito importante e deveria ser amplamente expandido, inclusive abrangendo as crianças da Rede Municipal de Ensino”, observou o vice-prefeito Ricardo Piorino.
“Parabéns ao Fundo Social pela iniciativa, aos professores por todo o comprometimento, e para os alunos pela dedicação e persistência”, destacou o prefeito Dr. Isael Domingues.
Ao final, foi servido um coquetel produzido pela equipe do Café Literário do Parque da Cidade.