09/05 - Projeto Reinvente do Fundo Social trouxe novas oportunidade para mais de 12 mil pessoas

Conheça a história do Fábio Roberto, que após ficar oito anos desempregado, encontrou no curso de Barbearia um novo horizonte para sua vida.

Implantado pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Pindamonhangaba em agosto de 2018, o projeto Reinvente continua transformando a vida de muitas pessoas e somente em 2021 beneficiou mais de 12 mil pessoas com atividades socioculturais e capacitação profissional gratuita.
Ao longo desse período diversas histórias foram construídas e muitas vidas transformadas. Da turma de 2021, por exemplo, a oficina de Barbearia é um verdadeiro case de sucesso. Sob a orientação do professor Carlos Eduardo André “Carlão”, 300 alunos passaram pelas aulas que ensinaram as principais técnicas de corte de cabelo.
Um deles é o Fábio Roberto Bueno, de 48 anos, morador do Jardim Maria Emília. Auxiliar de Almoxarifado, Fábio estava desempregado há oito anos e conheceu o Projeto Reinvente através do Facebook da Prefeitura de Pindamonhangaba.
Para Fábio Roberto o projeto foi uma experiência maravilhosa que despertou a possibilidade de ser autônomo. Hoje ele faz um estágio em uma barbearia no Araretama e futuramente pretende abrir a sua própria empresa. “O instrutor Carlos é um exímio profissional, tem empatia e sempre está à disposição para ensinar. O projeto mudou minhas perspectivas de vida e agora farei um curso de aperfeiçoamento para abrir meu próprio negócio”, afirmou Fábio.
Além de ganhar uma nova profissão, Fábio utiliza dos seus conhecimentos para ajudar o próximo. Ele é pastor da Igreja Batista no bairro do Araretama e realiza ação social com corte gratuito de cabelo para a comunidade.

Novos horizontes
Para Carlão, instrutor do curso de Barbearia, a maior satisfação é ver a vontade de cada aluno crescer nos ensinamentos, perseverando e ganhando novas oportunidades. “Conheci o Reinvente através da Dra. Cláudia, que me convidou a ingressar no projeto em maio do ano passado. Na ocasião começamos com as aulas on line e depois retomamos o curso presencial”, afirmou.
O curso beneficia mensalmente 20 alunos e no último ano as oficinas foram realizadas em diversos bairros como: Araretama, Cidade Jardim, Vila Rica, Jardim Resende, Mombaça, Ouro Verde, Alto Cardoso, Moreira César, Vale das Acácias, Estação Cidadania, Andrade, Cidade Nova, Maricá, Delta, Vila Prado e Alto Tabaú.
“Sempre gostei de trabalho social e tenho atuado na Igreja, através do projeto Pleroma. Então, aceitei o convite na hora e a experiência tem sido muito gratificante. Tenho um salão profissional no centro da cidade e cada pessoa que a gente conhece é uma experiência diferente. No Reinvente ajudamos as pessoas, despertamos dentro delas o que cada um tem de melhor e resgatamos sua auto estima”, afirmou o instrutor Carlão.
Responsável pela implantação desse trabalho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Vieira Domingues, orgulha-se dos resultados do projeto.
"Quando iniciamos o projeto em 2018 não imaginávamos a proporção que ele iria tomar. Nossa visão é baseada na frase de Albert Einsten que sempre dizia: Não espere resultados diferentes se você faz sempre a mesma coisa! As vezes é preciso mudar, ajustar, se reinventar e se modificar diariamente" destacou Cláudia.

Reinvente
Atualmente o projeto Reinvente conta com 19 Oficinas e beneficia mais de 1.600 pessoas por mês. Para se inscrever nos cursos, os interessados devem procurar os locais onde as oficinas são realizadas. Mensalmente, a Prefeitura informa os cursos e em quais bairros eles acontecem. Para mais informações, o telefone do Fundo Social é 3643-2223
Legenda Fotos
Foto 1 – Após ficar 8 anos sem ocupação no mercado, Fábio atua em salão de barbearia no Araretama