08/12 - Prefeitura recebe Corporação Euterpe e discute novos projetos culturais

O prefeito em exercício Ricardo Piorino, recebeu na última quarta-feira (7) os representantes da centenária Corporação Musical Euterpe. Acompanhado do Secretário de Cultura e Turismo Alcemir Palma, estiveram presentes o presidente da entidade Marcos Roberto de Souza e o secretário Helison de Oliveira.
Durante a pauta do encontro foi conversado sobre os projetos futuros para 2024 que a tradicional corporação musical pretende implementar, dentre eles a conquista de uma nova e definitiva sede para abrigar as atividades desempenhadas pela Euterpe.
Atualmente a Prefeitura já apoia a entidade com celebração de Termo de Formento, em que a Secretaria de Cultura subsidia recursos para projetos como Euterpe Musicando que proporciona aulas de Canto e Coral e o Projeto Musicalização que atualmente beneficia mais de 100 crianças, jovens e adultos.
Segundo Marcos, os projetos e ações podem ser ampliados e beneficiar um público maior. “Conversamos sobre projetos futuros e a importância da nossa entidade hoje na vida cultural do município. Agradecemos ao Ricardo Piorino por acolher nossos pleitos e também registramos a atenção que os vereadores estão ofertando com a apresentação de emendas ao Orçamento 2024 que irá possibilitar mais qualidade e estrutura do nosso atendimento e serviços à população”.
O secretário Alcemir Palma destacou diversas parcerias que serão realizadas para ampliar e dar melhor visibilidade da Euterpe no município. “Uma ação que será realizada em 2024 é registrar a Euterpe como Bem Cultural de Natureza Imaterial da cidade, oficilaizando assim a instituição da entidade como “Patrimônio Cultural de Pindamonhangaba”.
Segundo ele, em 2021 foi reformulada a lei que normatiza os tombamentos dentro do município. Sendo assim, são realizados tombamento do patrimônio material e registro do patrimônio imaterial e o Festival Nacional de Teatro (FESTE) foi o primeiro registro realizado.
Para o prefeito em exercício na ocasião do encontro, Ricardo Piorino, entidade centenária como a Euterpe merece toda a atenção da gestão municipal. “Vamos olhar com carinho cada vez mais para a Euterpe, que necessita de um espaço próprio e definitivo que culimará na qualidade de suas atividades e projetos”.
Sobre a Euterpe
A Corporação Musical Euterpe foi fundada em 22 de agosto de 1895 pelo conhecido Maestro João Pimenta e representa o símbolo vivo e tradição da cultura musical do município. A banda já tocou no Rio de Janeiro a convite do então Imperador do Brasil Dom Pedro II e foi a primeira a executar pela primeira vez o Hino de Pindamonhangaba em 1899.
Outro fato marcante na história da corporação foi a apresentação memorável em março de 1964 no mais famoso programa de rádio “Lira de Xopotó” na extinta Rádio Nacional do Rio de Janeiro.