09/05 - Após contatos em Taiwan, Prefeitura recebe empresa que executa pavimentação ecológica em estradas rurais

O prefeito Dr. Isael Domingues recebeu nesta manhã de segunda-feira (8) os representantes da empresa Waterflows. A empresa realizou o primeiro contato com a Prefeitura de Pindamonhangaba durante a viagem de gestores municipais a Taiwan e agora o município dá sequencia a tratativas visando a implantação de ações tecnológicas e de sustentabilidade.
Durante o encontro, o Diretor Presidente Newton Vasconcelos apresentou a tecnologia utilizada no programa de pavimentação ecológica TERRAFIX, ação mais resistente e impermeável capaz de reduzir a geração de poeiras nas estradas, sem agredir o meio ambiente.
A empresa, instalada há 15 anos em Mogi Mirim, trouxe essa tecnologia internacional para o Brasil e vem realizando a implantação desse material em diversas cidades, empresas e condomínios, melhorando o pavimento das estradas sem perda de massa ou surgimento de buracos e aumentando a durabilidade da estrada.
“Trata-se de um produto liquido, compactuado com água, que nos impressionou muito e pode ser uma opção para melhorar a mobilidade em nossas vias rurais. A ação elimina poeira e barro e ajuda também na diminuição de problemas respiratórios”, afirmou Dr. Isael.
O processo consiste em várias etapas: limpeza e ajuste do grade, escarificação do piso, umedecimento do piso com água, três etapas de gradeamento do solo, aplicação do produto, compactação e acabamento com rolo pneu e rolo chapa.
O encontro contou com a participação do vice-prefeito Ricardo Piorino e dos secretários Roderley Miotto (Desenvolvimento Econômico), Danilo Velosso (Tecnologia) e Alexandre Pió (Adjunto Governo).
Durante o encontro, o secretário Danilo Veloso discutiu o projeto de criação de um Centro de Estudo Tecnológico, que poderá acontecer em Pindamonhangaba com ações de sustentabilidade e tecnologia, já desenvolvidas em universidades e que podem ser apresentadas ao mercado.