28/04 - Prefeitura discute ações para a juventude

Na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito em exercício, Ricardo Piorino, recebeu no gabinete do Executivo secretários municipais, Conselho Municipal da Juventude, Diretoria Regional de Ensino, Igrejas e atletas para uma discussão sobre ações para adolescentes e jovens no âmbito cultural, esportivo, social e econômico.
“Demonstramos a preocupação da Prefeitura, o que já estamos fazendo e o que podemos ampliar juntos para proporcionar novos horizontes para nossos jovens. Foi uma reunião bem representativa, o pontapé de um grande projeto que temos a certeza de que dará bons frutos”, afirmou Ricardo Piorino. “É preciso apoiar as famílias, auxiliar os jovens em sua formação profissional para mercado de trabalho, usar o esporte para tirar o jovem das más influências. As políticas públicas voltadas para a juventude são fundamentais para diminuir a violência e mostrar o caminho do bem. Precisamos, juntos, fazer um trabalho mais qualificado em prol da juventude para garantir um futuro melhor, principalmente fazer chegar oportunidades para os jovens da periferia”, completou. Para tanto, será formada uma comissão que se reunirá periodicamente para discutir e concretizar propostas. As ações em prol da juventude terão à frente a Secretaria da Família, Mulher e Direitos Humanos.
Piorino completou ainda dizendo que “esse é um projeto que precisa de dedicação e constância. O começo não vai ser fácil. Esses valores, tudo tem que ter regra. Onde não tem regra o crime impera”.
“Elogio essa iniciativa e agradeço aos parceiros da Rede Estadual que já vêm trabalhando junto. Estou muito feliz em ver que a gestão estar pensando em políticas públicas para o nosso público porque a gente tem dado ‘murro em ponta de faca’ o tempo todo, temos tentado várias alternativas. Essa iniciativa vai fortalecer o nosso trabalho”, afirmou o dirigente Regional de Ensino, Luiz Gustavo Martins de Souza.
“Essa iniciativa é muito boa, ficamos felizes. Temos um trabalho de muitos anos, mas está difícil. Esse apoio é muito importante. Estou surpreso e feliz em estar aqui. Obrigado por essa oportunidade e obrigado por esse projeto”, declarou o líder da juventude católica Mauricio Ferreira dos Santos.
“Agradeço por essa oportunidade de estar presente nesta reunião. É a primeira vez que vejo uma prefeitura abrir espaço para essa fala. Estamos sempre em contato com a Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos, e a reativação do Conselho da Juventude foi um grande primeiro passo. Avaliamos na juventude atual a ausência de visão de possibilidades, eles não conseguem enxergar as oportunidades. Dentro dessa reativação do conselho encontramos questões importantes como auxiliar o básico para esse jovem adentrar no mercado de trabalho”, destacou o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Pedro Brígido.
“Gostaria de agradecer a oportunidade desse encontro e reafirmar que a primeira ação da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos foi reativar o Conjuv, a partir de uma demanda trazida pela Secretaria de Esportes. Unir todos os segmentos vai facilitar todo o nosso trabalho. Essa é uma iniciativa ímpar”, avaliou o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.
Participaram, ainda, os líderes da juventude da igreja Assembleia de Deus Ministério Belém, Jesleu Neves e Anderson Nascimento, contribuindo com ideias e somando a este novo projeto.