23/03 - Obras de reforço estrutural na Igreja Matriz NS Bom Sucesso são finalizadas

Estão sendo finalizadas nesta semana, as obras de reforço estrutural e estabilização da parede posterior da Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso em Pindamonhangaba. Na última semana, o pároco Padre Kleber Rodrigues recebeu no local o prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino e o vereador Gilson Nagrin, que foram verificar o trabalho realizado.
Considerando a relevância histórico-cultural do templo religioso, a Prefeitura de Pindamonhangaba contratou a empresa Spalla Engenharia, que após investimentos de R$ 301 mil iniciou em meados do ano passado o trabalho de restauro e conservação, com fornecimento de material e mão de obra.
As obras aconteceram no local onde foi construída a primeira capela que originou posteriormente a atual Igreja Matriz, patrimônio tombado pelo município. A parede foi construída em taipa de pilão com barro socado e espessura de 1 metro. Com a prospecção realizada no alicerce e sondagem em três pontos, identificou-se a necessidade de reforço e estabilização da fundação para posterior restauração e intervenções na parede.
A parede posterior apresentava trincas, rachaduras e fissuras que contribuíam para diminuir a durabilidade da edificação, podendo trazer o risco do imóvel ruir. O trabalho de análise inicial, realizado pela Igreja, contou com a participação de uma análise minuciosa do estado de conservação do patrimônio e contou com a assessoria da Universidade de Taubaté.
“Esta é apenas uma fase inicial do projeto que nos tranquiliza, pois elimina a possibilidade de uma queda da parede. O projeto em sua integralidade consta em oito fases abrangendo telhado, elétrica, pintura interna e externa, dentre outras etapas”, afirmou o pároco Padre Kleber.
O prefeito Dr. Isael cumprimentou o Padre Kleber pelo empenho e atenção que vem dando à questão do patrimônio público e se colocou a disposição para outras parcerias futuras. “A igreja é um cartão postal da nossa cidade e mexe com aquilo que temos de mais íntimo em nossa história. Quero aqui também destacar o empenho do vereador Cal que sempre reivindicou e ajudou com recursos financeiros para que essa obra acontecesse e também a Marcela Franco e toda sua equipe do Planejamento que se dedicou no projeto”, afirmou Dr. Isael.

Igreja São José
Durante o encontro, as autoridades conversaram também sobre o trabalho que será feito na Igreja São José, outro patrimônio histórico e religioso, localizado na área territorial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso e que futuramente receberá ações para preservação do templo.
Nos próximos dias, Prefeitura e Mitra Diocesana estarão se reunindo para discutir o assunto. A Prefeitura tem lançado por diversas oportunidades o processo para contratação de empresa especializada visando a realização das obras emergenciais na Igreja São José, entretanto a licitação foi finalizada como “deserta”.