28/04 - Pinda assina Pacto de Combate ao Racismo durante Cúpula das Américas, nos Estados Unidos

O prefeito Dr. Isael Domingues assinou nesta semana durante a participação na Cúpula das Cidades das Américas do Pacto de Combate ao Racismo, integrando o município na Rede de Cidades Antirracistas.
A iniciativa foi apresentada no evento pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, com o objetivo de promover a colaboração em iniciativas antirracistas. Com o apoio de cidades em toda a região, ele ressaltou os esforços para concentração na inclusão, na governança e no planejamento municipal, bem como no compartilhamento das melhores práticas aprendidas no combate ao racismo.
Ativistas comunitários, sociedade civil, setor privado, representantes acadêmicos e juvenis, assim como organizações indígenas e representantes de grupos sub-representados participam dessas discussões.
O objetivo é que esses engajamentos cultivarão mais cooperação regional e fortalecerão os laços de cidade a cidade em todo o Hemisfério, visando promover efetivamente a governança democrática, o crescimento econômico inclusivo, a migração humana e ordenada, a sustentabilidade e a resiliência, e a inclusão social equitativa em todo o Hemisfério.
“Foi uma grande oportunidade para Pindamonhangaba, que criou através da nossa iniciativa há menos de um ano a nova Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, e que agora terá destaque ao implementar todas as tendências que estamos acompanhando em diversas cidades da América”, ressaltou Dr. Isael.
“Com a assinatura deste pacto, Pindamonhangaba demonstra que, além de ser uma cidade desenvolvida e tecnológica, é também humanizada, preza pelo direito e o respeito ao munícipe, e repudia o racismo, preconceito ou discriminação de todas as formas. Além disso, uma cidade que desenvolve ações e políticas públicas efetivas visando combater esse mal que infelizmente ainda atinge parte da nossa sociedade”, declarou o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.