Acadêmicos são homenageados pela Câmara em noite de reconhecimentos e celebrações
O Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, recebeu na noite da última terça-feira (9) a 44ª sessão ordinária de 2025, que foi marcada por duas importantes homenagens a membros da Academia Pindamonhangabense de Letras, reforçando o reconhecimento de personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural, social e histórico do município.
O jornalista Luis Claudio Carvalho Antunes, diretor executivo do PortalR3, recebeu o Título de Cidadão Pindamonhangabense, concedido pelo Decreto Legislativo nº 22/2025, de autoria do vereador Rogério Ramos. A honraria reconhece a trajetória profissional de Antunes e sua relevante atuação em mídia digital em todo o Vale do Paraíba com destaque para Pindamonhangaba. Seu currículo foi apresentado ao plenário pela filha, a jornalista Julia Fernanda Carvalho.
Emocionado, Luis Claudio agradeceu a homenagem e destacou sua conexão com a cidade. “É uma honra enorme receber o Título de Cidadão Pindamonhangabense. Sempre fui pindamonhangabense de coração e hoje, oficialmente, passo a sê-lo também de direito. Gostaria de agradecer especialmente ao vereador Rogério Ramos e a todos os vereadores pela aprovação unânime do meu nome”, afirmou. “Foi uma noite muito especial”. Agradeço aos que estiveram presentes e parabenizo o confrade da Academia Pindamonhangabense de Letras, Dr. José Lélis Nogueira, grande médico sanitarista, que recebeu a Comenda ‘Emílio Ribas’.”
Antes, o médico, professor e historiador José Lélis Nogueira foi agraciado com a Comenda Emílio Ribas, uma das honrarias mais significativas concedidas pelo Legislativo, em reconhecimento a sua contribuição para a medicina, ao ensino universitário, a pesquisa histórica, a preservação cultural e o bem-estar da comunidade através de projetos de ampla repercussão social. A indicação foi do vereador Renato Cebola.
A presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, Rhosana Dalle, destacou o orgulho da instituição em ver dois de seus membros reconhecidos publicamente. “É uma alegria imensa testemunhar este momento. As homenagens ao Dr. José Lélis e ao jornalista Luis Claudio reforçam a importância do trabalho intelectual e social desenvolvido pelos acadêmicos da APL. São trajetórias que dignificam nossa cidade e inspiram todos nós que atuamos pela preservação da memória, da cultura e do conhecimento em Pindamonhangaba”, disse.