14/03 - Prefeitura e ITESP anunciam força-tarefa para acelerar regularização fundiária do Goiabal

As fortes chuvas que atingiram Pindamonhangaba no final da tarde desta segunda-feira (13) não impediram os moradores do Goiabal de participarem da reunião de trabalho promovida pela Prefeitura e pelo ITESP para discutir a regularização fundiária do bairro.
Durante o encontro, os moradores acompanharam a prestação de contas realizada pelo ITESP, órgão do governo do Estado que vem trabalhando há três anos no processo de regularização do bairro. O evento foi realizado no Centro Comunitário e contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Piorino, secretários João Gontijo (Adjunto Habitação), Marcela Franco (Obras e Planejamento) e dos vereadores Norbertinho, Cal, Julinho Car, Vela e Rogério Ramos.
O coordenador do ITESP, professor Sena, e a supervisora Gabriela Portioli anunciaram uma força-tarefa do órgão para aumentar a adesão da comunidade quanto à entrega de documentação dos imóveis. “Temos uma previsão de levar a regularização para mais de 600 propriedades, entretanto, até agora somente 40% dos moradores apresentaram seus documentos. Contamos com o empenho de todos para motivar os demais moradores e acelerar esse processo que trará políticas públicas de qualidade que o bairro aguarda há mais de 40 anos”, afirmou Gabriela.
O vice-prefeito Ricardo Piorino ressaltou que o estado atual no bairro não é o desejo da gestão do prefeito Dr. Isael. “Por isso, em 40 anos de história do bairro, estamos tendo a coragem de iniciar efetivamente um processo real para regularizar o Goiabal. Enquanto isso, as ações emergenciais e serviços paliativos continuarão sendo realizados para dar um mínimo de dignidade aos moradores”, assegurou Piorino.
Segundo o ITESP uma ampla campanha de divulgação será realizada junto à comunidade, com plantão in loco, incentivando a adesão da população, numa grande força-tarefa para alcançar em 45 dias um resultado satisfatório que possibilite o avanço do processo.
O trabalho de regularização teve início em 2020 mas sofreu paralisação em virtude da pandemia. Em julho de 2021 o processo foi retomado e prevê a entrega da titularidade de cerca de 600 propriedades. Os serviços de coleta de documentação, topografia e o trabalho de campo junto aos imóveis já foram realizados.

Projeto Urbanístico

Durante o encontro, a Secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, apresentou os detalhes para execução de um futuro projeto urbanístico que será executado por fases, conforme o andamento do projeto de regularização.
Segundo ela, os compromissos firmados com diversos bairros foram cumpridos pela gestão municipal. Ela citou o caso do recapeamento total do Pasin, o imbróglio da Avenida das Rosas, no Vale das Acácias, e a pavimentação asfáltica no Shangri-lá e Portal dos Eucaliptos - que está sendo executada de forma total nesses bairros.
“Aqui no Goiabal não será diferente. Nossa intenção é acelerar esse processo para que possamos executar uma urbanização aguardada há décadas, com ações de drenagem, pavimentação asfáltica e outras melhorias”, explicou.
Os vereadores presentes colocaram-se à disposição para somar e pontuaram sobre a importância do projeto, pedindo o esforço da comunidade para transmitir as informações para quem não pode comparecer. Ao final do encontro, todos os participantes da reunião puderam esclarecer dúvidas sobre o processo, sendo atendidos pela equipe da Prefeitura e do ITESP.