12/03 - Programa Mov.Cicla lança vídeos sobre ações socioambientais desenvolvidas em Pindamonhangaba em 2023

A partir do dia 13 de março, o Programa Mov.Cicla iniciará o lançamento de vídeos relacionados às ações socioambientais realizadas em Pindamonhangaba em 2023. Apresentam diversas atividades que foram destaque no programa, no ano passado, e que beneficiaram, direta e indiretamente, mais de 95 mil pessoas no município.
Estas ações tiveram como objetivos centrais sensibilizar cidadãos sobre temáticas relacionadas ao consumo e gerenciamento adequado de resíduos sólidos, envolver instituições de ensino, setores públicos e munícipes para a atuação em rede em prol do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e mobilizar diferentes comunidades e profissionais locais para colaborarem com a qualidade de vida, desenvolvimento socioeconômico e mitigação de doenças e injúrias provocadas pelo descarte inadequado de resíduos na região; estimulando e fortalecendo práticas regenerativas e sustentáveis, especialmente relacionadas à melhorias de condições de limpeza urbana, saúde pública, conservação e preservação ambiental em Pindamonhangaba.
O primeiro vídeo a ser lançado será sobre o Circuito de Oficinas “Saúde e Meio Ambiente”, que apresenta resultados do trabalho realizado a partir da parceria entre Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e o Programa Mov.Cicla, viabilizando a formação continuada de 131 agentes comunitários de saúde, em 22 unidades da Estratégia de Saúde da Família de Pindamonhangaba. Esses profissionais tiveram acesso a conteúdos relacionados às temáticas do programa, a uma capacitação em design e implementação de projetos socioambientais e de mobilização comunitária e colaboraram com a construção de um diagnóstico municipal que respaldou a realização de mais de 130 atividades educativas nas áreas onde atuam; alcançando expressivo engajamento popular.
O Programa Mov.Cicla é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, elaborada e desenvolvida pelo Instituto Sabiá, com apoio da Prefeitura Municipal e incentivo da Novelis, e tem como objetivo colaborar com a qualificação das culturas de consumo e de gestão de resíduos e a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município.
Para conhecer mais do programa acesse: https://movcicla.eco.br/ | Instagram @movcicla e https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia