12/07 - Parque do Trabiju recebe o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo

No último dia 28 de junho, o Parque do Trabiju recebeu a visita dos alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo, Campus de Campos do Jordão (IFSP-CJ).
A vinda para Pindamonhangaba foi articulada através da Câmara Técnica (CT) de Uso Público do Conselho Gestor do Parque que enxerga nas visitas a oportunidade de apresentar o Parque do Trabiju como referência em Unidade de Conservação aberta à visitação.
“É muito importante fortalecermos o uso público do Parque do Trabiju, a unidade de conservação municipal precisa ser conhecida e reconhecida para que ela seja devidamente preservada. Estamos com diversos grupos acadêmicos realizando atividades no local, o que nos deixa bem entusiasmados com o nosso trabalho”, disse a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.
O Parque é composto por infraestrutura de sinalização, manutenção, sala do pesquisador e de estudos que serve como espaço para aulas e palestras, e dispõe de equipe de Guarda-Parques para recepção e vigilância. Soma-se a infraestrutura de alojamento para pesquisadores em trabalho científico sobre a fauna e flora, além de câmaras técnicas ativas e programa de visitação controlada e ordenada.
Além da Câmara Técnica de Uso Público, o conselho gestor também contempla mais duas Câmaras Técnicas: 1. Proteção e Fiscalização; 2. Pesquisa e Monitoramento, que auxiliam o manejo responsável pelo combate à caça de animais silvestres e extração ilegal do palmito juçara e, pelas trilhas e áreas de mata para levantamento das espécies nativas.
Para bom entendimento, uso público do Parque do Trabiju se restringe a atividades de educação ambiental, pesquisa e ecoturismo.
O Parque é aberto de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30 horas e sábado das 8h às 13h horas (domingo fechado) com entrada gratuita, sem agendamento.
O agendamento é necessário somente para grupos organizados, através do sistema digital 1Doc da Prefeitura de Pindamonhangaba, “Central de Atendimento” no link https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento, opção “Protocolo” e Assunto “Visitação Parque do Trabiju”