16/05 - Meio Ambiente lança “Composta Pinda” com a participação de escolas municipais

Uma manhã agradável no Parque da Cidade foi o cenário para a cerimônia de lançamento oficial do programa “Composta Pinda”, pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura. O evento contou com autoridades e estudantes de escolas municipais.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explicou para os presentes sobre a iniciativa e adiantou que um segundo momento do projeto visa implantar as composteiras nas escolas que tiverem interesse em participar da iniciativa.
O presidente da Câmara, vereador Norbertinho, apoiou a causa e prometeu uma emenda para o ano que vem para ajudar na expansão do programa.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, elogiou a iniciativa e se mostrou aberta a parcerias entre as unidades municipais e a Secretaria de Meio Ambiente.
Participaram do lançamento, ainda, alunos representantes das escolas municipais Abdias Junior Santiago e Silva (Santa Cecília), Professora Julieta Reale Vieira (Castolira) e Professora Ruth Azevedo Romeiro (Delta). Também diretoras, gestoras regionais e representantes da Casa Verde, projeto ambiental da Secretaria de Educação.
A Cia Vale Humor apresentou a esquete “A Importância da Compostagem”, e a engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente Silvia Vieira finalizou o evento mostrando para as crianças o funcionamento, na prática, de uma composteira. Na ocasião, alunos das escolas puderam colaborar e até colocar “a mão na massa”.
Composta Pinda na prática - O programa irá contemplar famílias interessadas em realizar a compostagem em suas casas, oferecendo todo o suporte. As inscrições estão abertas de 17 de maio a 17 de junho, pelo 1 DOC, assunto programa Composta Pinda. Todas as instruções e normativas estão no site oficial da prefeitura, o www.pindamonhangaba.sp.gov.br, clicando em secretarias, opção Secretaria de Meio Ambiente, selo Composta Pinda.
A iniciativa visa incentivar a gestão dos resíduos sólidos orgânicos do município por meio da compostagem. Cerca de 50% do lixo orgânico gerado pelos munícipes são compostos por material orgânico, que é um resíduo nobre oriundo da nossa alimentação, sendo esta técnica uma forma de conscientizar a população e promover a prática da compostagem, através de informações e orientações que ajudem a multiplicá-la na comunidade em que vivem e contribuir com o meio ambiente.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, a compostagem é um processo simples e natural de reciclagem de matéria orgânica, realizada através de microorganismos que transformam os resíduos biodegradáveis em fertilizante rico em nutrientes – que se chama composto.
Para tanto, é necessário um recipiente chamado composteira, que é um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio, que não possui cheiro, não atrai insetos, nem animais indesejáveis.
Uma boa alternativa a ser utilizada em casas, apartamentos, escolas, indústrias, feiras, supermercados e outras áreas, para diminuir o envio de resíduos para aterros sanitários e que proporciona a produção de adubo, que poderá ser utilizado em hortas, vasos e plantas.