CEPATAS participa da SIPAT na empresa Viva Pinda

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS) participou, na sexta-feira (26), da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) na Viva Pinda.
A participação contou com a diretora de Saúde Animal, Andréa Louzada e chefe da Divisão de Proteção Animal, Josué Alves, que abordaram na palestra o acolhimento e socorro de animais atropelados em via pública, protocolos e responsabilidades em situações de atropelamento, especialmente envolvendo veículos do transporte coletivo.
“Independentemente da responsabilidade do motorista ou do tutor do animal, o foco deve estar sempre no socorro do animal ferido, realizando o atendimento emergencial de imediato”, afirma a diretora de Saúde Animal, Andréa Louzada.
A equipe do CEPATAS também reforçou a necessidade da comunicação correta aos órgãos competentes e do cumprimento dos procedimentos legais, garantindo o respeito às normas de proteção animal e evitando o agravamento dos ferimentos.
O secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana, reforçou o compromisso do município com o tema. “Promover a conscientização sobre o atendimento a animais atropelados é uma responsabilidade que ultrapassa a questão operacional. Estamos falando de um dever público que envolve gestão, legislação e respeito à vida. Nosso papel é assegurar que as equipes estejam orientadas e que a população compreenda que o socorro não é opcional, é parte da política pública de bem-estar animal”, afirmou.