Pinda participa de encontro nacional de meio ambiente e sustentabilidade

Pinda participa de encontro nacional de meio ambiente e sustentabilidade

Pindamonhangaba participou do 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Anamma – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, no fim de março, na cidade de Mangaratiba, no Rio de Janeiro.
O encontro contou com palestras, mesas e painéis ministrados e presididos por especialistas das mais variadas áreas que envolvem o desenvolvimento sustentável das cidades. A ação foi uma chamada para o compromisso da COP 30, que ocorrerá em Belém-PA em 2025. A intenção do encontro era, além de discutir políticas públicas, envolver gestores públicos, cientistas, consultores, academia e toda sociedade para debater pontos de construção e prática da agenda ambiental brasileira.
A programação contou com debates de referências ambientais no Brasil, envolvendo temas como cidades resilientes, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão costeira, emergências climáticas, turismo e economia verde, mobilidade urbana sustentável, direito ambiental, além de espaços para pesquisadores e outros especialistas na área ambiental.
A secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, Maria Eduarda San Martin, disse que “foi uma honra a participação no Encontro Nacional da Anamma, que é uma instituição com uma história muito longa na luta e na defesa das causas ambientais. Desta forma, ter a Anamma como parceira do município é muito importante porque traz ganhos ambientais significativos para Pindamonhangaba”.
Maria Eduarda participou de quatro painéis, dentre eles o da abertura do evento, sobre mudanças climáticas. “O tema central foi a COP 30. E na ocasião pudemos expor nossas ideias, ressaltamos nossa experiência com clima, com ações de clima, principalmente com a participação de Pindamonhangaba na COP 28, em Dubai, no ano passado”.
A secretária também esteve no painel sobre saneamento, onde destacou a situação de Pindamonhangaba - que mantém excelentes índices, na discussão sobre a participação da mulher na gestão pública, e na resolução ambiental dos municípios.
Maria Eduarda classificou a participação como “ótima oportunidade para Pindamonhangaba destacar suas ações ambientais e trocar experiências com outras cidades, que muitas vezes passam por situações semelhantes. Com isso, trocamos experiências e aprendemos uns com os outros sobre as melhores formas de solucionar as questões ambientais e climáticas”.