Programa Mov.Cicla lança o segundo da série de vídeos das ações de 2023

Após o lançamento do vídeo com os resultados do Circuito de Oficinas “Saúde e Meio Ambiente”, o Instituto Sabiá e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente dão continuidade à publicação dos materiais audiovisuais produzidos sobre as atividades socioambientais realizadas em 2023, pelo Programa Mov.Cicla, em Pindamonhangaba.
Hoje (27), o programa inicia a apresentação de propostas desenvolvidas com educadores formais e informais em nossa cidade, que abordaram temáticas focadas na educação continuada em consumo consciente, gerenciamento de resíduos e ao design e implementação de projetos socioambientais e de mobilização comunitária e para a qualificação da práticas de ensino voltadas à educação ambiental. A primeira ação a ser apresentada é a Caminhada Diagnóstica, uma das metodologias da Agenda 21 utilizadas na primeira etapa desta formação.
Neste vídeo você poderá conhecer brevemente a metodologia e conferir um pouco do que aconteceu no 14 de abril de 2023, quando turmas de 2º e 3º ano das EMEFs Isabel do Carmo Nogueira e André Franco Montoro, lideradas pelas professoras Elizângela de Godoi e Fátima Lopes, participantes da formação, saíram à campo para reconhecer o território no qual as escolas estão inseridas e identificar potencialidades e necessidades relacionadas à gestão de resíduos sólidos domiciliares locais.
Ações como essa também foram realizadas pelas equipes participantes do SENAC Pinda, CEI Josefina Cembranelli, Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino (DRE), Instituto IA3 e pela equipe multidisciplinar do PSF Castolira + SMMA.
O Programa Mov.Cicla é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, elaborada e desenvolvida pelo Instituto Sabiá, com apoio da Prefeitura Municipal e incentivo da Novelis, e tem como objetivo colaborar com a qualificação das culturas de consumo e de gestão de resíduos e a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município.
Para conhecer mais do programa acesse: https://movcicla.eco.br/ | Instagram @movcicla e https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia