02/12 - Pinda participa da abertura da Paraolimpíadas de Taubaté

02/12 - Pinda participa da abertura da Paraolimpíadas de Taubaté

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, participou da cerimônia de abertura da XVII Paraolimpíadas de Taubaté, que ocorreu na escola Madre Cecília, dia 29 de novembro.
Além dos alunos da unidade Madre Cecília, também participam atletas de outras cidades, como os da APAE de Pindamonhangaba.
O objetivo do evento é integrar as escolas de educação especial da região, promovendo as potencialidades dos alunos, além de atrair a atenção de toda sociedade para promoção de ações inclusivas. Foram realizadas provas convencionais de atletismo, tênis de mesa, natação entre outras modalidades, durante toda a semana, com cerca de 500 atletas.
A primeira edição do evento ocorreu em 2003. Durante as 15 edições anteriores cerca de 6.000 alunos de diferentes idades já participaram do evento.
“Além de prestigiar o evento de uma forma geral, o objetivo é buscar parcerias com a Secretaria de Esportes para promover a prática esportiva com pessoas com deficiência, pois o esporte tem sido uma importante ferramenta de inclusão social, que além de promover a convivência em grupo ainda ajuda no crescimento pessoal, auxiliando em alguns casos na resistência, coordenação motora e equilíbrio”, disse o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.
A diretora de departamento da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza, também participou da abertura do evento.