22/11 - Ação Raízes promove e valoriza a consciência negra em Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, está promovendo diversas ações do Raízes – Promoção e Valorização da Consciência Negra.
A ação começou dia 18 de novembro, no auditório da Prefeitura, com explicação sobre a iniciativa e a importância de realizar projetos de promoção da consciência negra, além de apresentação musical, declamação de poesia, exibição de vídeo referente a preconceito racial e assinatura de parceria com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – para orientações jurídicas.
Durante o evento, alunos de diversas escolas receberam as Cartilhas Palavras Racistas para maior disseminação da conscientização do vocabulário ofensivo e suas formas adequadas de expressões. Para que a sociedade evite a utilização de termos racistas e ofensivos.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, lembrou que o evento é um “importante ato para a luta contra o racismo e preconceito e que a Prefeitura está buscando mais parceiros para o fomento das práticas de inclusão e luta pelos direitos de igualdade”.
O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, pediu a união das pessoas para “combater o racismo e promover uma sociedade justa e igualitária, onde todos as pessoas devem ser respeitadas, independente de cor de pele, raça, religião ou opção sexual”. O prefeito disse ainda que a “ação visa conscientizar a população sobre a questão racial e despertar o interesse social em lutar contra o racismo”.
No fim de semana o evento seguiu sua programação com atividades em vários pintos da cidade, como exposição de artes - Dany KKO, exibição do curta-metragem “Perifericu” - Vita Pereira, discotecagem - DJ Jaguar, ação estudantil “Quebrando Taboo” com alunos da EE Prof. José Wadie Milad, culto ecumênico, palestra on-line “Entrevista Negras Trajetórias” - Grupo Monako e Mulheres de Cena - Coletivo Joaquina (círculo formativo especialmente recomendado para professores).
O evento contou com representantes de várias instituições, além de vereadores e outras autoridades municipais.

Confira o restante da programação

22 de novembro: Espetáculo “SomBRafrica”, inspirado no universo da diáspora africana a partir do poema “Navio Negreiro” de Castro Alves - Teatro de Sombras
Local: Teatro Galpão
Horário: 20h