24/11 - Pinda arrecada brinquedos para crianças vítimas de violência

A Prefeitura de Pindamonhangaba e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) estão com uma campanha para arrecadação de brinquedos, a “Operação Criança Feliz Natal 2022”.
O objetivo é sensibilizar a sociedade a doar brinquedos novos, que serão entregues para as crianças vítimas de violência. “As entregas ocorrerão para as crianças no interior da DDM, propiciando a elas acolhimento, atendimento humanizado, com alegria e descontração próprios da infância, distanciando-as da cruel realidade que as assola. A entrega do brinquedo é uma forma de amenizar o sofrimento da criança após sofrer um ato de violência. O brinquedo não vai mudar o fato, mas é uma forma de manifestarmos carinho com a criança”, disse a Delegada da Mulher, Dra. Ângela Aguiar.
Ela explicou que a criança ou adolescentes vítimas de violência carregam em seu íntimo marcas e traumas que dificilmente serão apagados ou esquecidos. Dra. Ângela Aguiar afirmou que “é papel da sociedade, além de denunciar violações de direitos, também auxiliar a proteção e participar do bem-estar das crianças e adolescentes, uma vez que são pessoas ainda em desenvolvimento”.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, destacou que “a ação foi pensada como uma forma de sensibilizar as pessoas sobre a questão da violência contra a criança, que é um assunto pouco debatido na sociedade, um tabu, mas que precisa ser enfrentado”.
Segundo ele, com a arrecadação e entrega de brinquedos, “a Prefeitura e a Delegacia da Mulher trazem esse assunto à tona, para ser lembrado à sociedade e para despertar o interesse da discussão e, principalmente, de proteção à criança vítima e de incentivar as pessoas a denunciarem esses atos”.
A arrecadação ocorre na Delegacia de Defesa da Mulher (Rua Dr. Gustavo de Godoy, 409, Centro), no Shopping Pátio Pinda e em diversos condomínios residenciais do município. “Estamos montando as caixas nos postos de arrecadação e as pessoas poderão doar brinquedos para entregarmos a essas crianças. As caixas devem estar dispostas a partir dia 24 em diversos locais, e na delegacia a arrecadação já começou”, completou o secretário.
A ação tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade, do Shopping Patio Pinda e diversos parceiros.