25/11 - Cantor Salgadinho fará show no sábado, com sucessos do pagode dos anos 90

O cantor Salgadinho vai fazer um show gratuito em Pindamonhangaba no sábado (26), às 20 horas, na Praça Sete de Setembro. Salgadinho, que é ex-vocalista do grupo Katinguelê, tem vários sucessos na carreira, como Inaraí, Recado à Minha Amada, Engraçadinha e No Compasso do Criador.
O show é organizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba e faz parte da programação do evento Raízes – Promoção e Valorização da Consciência Negra, que começou dia 18 de novembro e segue até dia 2 de dezembro com várias ações em toda a cidade.
O músico convidou a população de Pindamonhangaba para acompanhar o evento. “Estão todos convidados para o meu show, o meu pagode noventa, para fazermos aquele pagodão juntos, com muita música de sucesso e muita animação em comemoração à Semana da Consciência Negra. Um grande beijo a todos de Pindamonhangaba”.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, afirmou que “o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de discutir e criar ações de valorização da consciência negra. O Salgadinho é um cantor popular muito querido no Brasil e um símbolo da cultura negra. Pensando nisso, organizamos o show e convidamos o Salgadinho para se apresentar na Praça Sete de Setembro”.

Personalidades negras são homenageadas na Câmara

Diversas personalidades negras de Pindamonhangaba foram homenageadas pela Câmara de Vereadores dia 23 de novembro. A sessão solene faz parte da programação Raízes - Promoção e Valorização da Consciência Negra.
O senhor Gilson Bernardo Aguirra recebeu honraria do vereador Marco Mayor; José Luiz Alves Gonçalves do vereador Herivelto Vela; pastor José Marciolino da Silva de Julinho Car; Messias Augusto Generoso por Renato Cebola; Norival Nogueira Júnior por Regininha e Otacílio Maria da Rocha pelo presidente José Carlos Gomes – Cal.
Um dos homenageados, José Luiz Alves Gonçalves, o ‘Zé Luiz’, funcionário da Prefeitura, ficou bastante emocionado e agradeceu. “Isso representa a valorização das pessoas negras perante à sociedade. É uma forma de agradecer o negro pelo seu papel na construção social. É muito difícil para nós, que somos negros, conquistarmos nosso lugar, pois é uma luta diária contra o racismo e contra o preconceito. E essa homenagem representa décadas e décadas dessa luta que enfrentamos”.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, agradeceu aos vereadores pelo ato, ao Conselho do Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, à oradora Dra. Évelyn Ana da Silva Xisto, e parabenizou os homenageados. “Em nome do prefeito Dr. Isael, eu parabenizo os homenageados pela honraria que estão recebendo. É um ato muito importante para nós, negros, e para toda a sociedade essa homenagem da Câmara. É o reconhecimento da Casa de Leis à luta contra o racismo, a batalha por igualdade de direitos e fim da discriminação. Parabéns especial a todos os homenageados e vamos seguir em frente, promovendo ações voltadas à igualdade racial e debater a situação do racismo e alertar as pessoas sobre a necessidade de lutar para o fim do preconceito”.

Encontro Inter-religioso com alunos do ‘Milad’

Pindamonhangaba recebeu o encontro Inter-religioso, promovido pelo Conselho Municipal de Cultura em parceria com a Escola Estadual Prof. José Wadie Milad dia 21. A ação fez parte da programação do Raízes - Promoção e Valorização da Consciência Negra.
Na abertura do evento, os alunos da unidade escolar apresentaram poemas e textos voltados à questão das igualdades.
O evento contou com a presença de representantes do candomblé (pai Rogério), catolicismo (professor Malcon), islamismo (professora Filomena), hare krishna (professor Roberto) e ateu/Ativista de direitos humanos (professor Luís Carioca), mediados pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, professor Wagner.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, elogiou o Conselho Municipal de Cultura e Escola Estadual Prof. José Wadie Milad pela iniciativa de promover o evento. Ele também convidou a população para comparecer aos atos do Raízes. “Temos ações em vários pontos da cidade, com muitos parceiros, em uma programação diversificada de valorização, conscientização e respeito à consciência e cultura negra”, concluiu.

Espetáculo ‘SomBRafrica’ emociona público

O espetáculo ‘SomBRafrica” apresentado no dia 22, no Teatro Galpão, também fez parte da programação Raízes – Promoção e Valorização da Consciência Negra. A peça, inspirada no universo da diáspora africana a partir do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves – Teatro de Sombras – emocionou o público. Apresentado em forma de objetos e sombras, o espetáculo retratou momentos da escravidão no país.

Confira a programação completa do Raízes

24 de novembro: Palestra on-line “Ninguém Nasce Racista: Práticas Emancipadoras na Educação Infantil” - Monique Ferreira; “Lugar de Fala: Reflexões da Representatividade Educacional” (círculo formativo especialmente recomendado para professores)
Local: www.youtube.com/watch?v=eMgBctLA3aY
Horário: 18h às 19h