Consciência Negra: Pindamonhangaba se mobiliza com ações de valorização e diálogo
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, vem promovendo ao longo de novembro uma série de ações em alusão ao Mês da Consciência Negra. O grande destaque acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 16h, no Humano – Espaço de Identidades, com uma programação especial que reúne manifestações culturais, atividades formativas e momentos de convivência. As ações culturais e esportivas têm o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira, reconhecer o protagonismo da população negra e reforçar sua centralidade na construção da história do Brasil e de Pindamonhangaba.
Para a secretária interina da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix, o encontro do dia 20 consolida o sentido do mês. “A Consciência Negra é sobre memória, identidade e futuro. Quando a cidade abre espaço para as expressões de matriz africana, para a arte, a educação e o diálogo, ela afirma políticas de respeito, acolhimento e igualdade de oportunidades”, destacou a secretária.
Ações acontecem por toda cidade
Durante todo o mês, a Prefeitura convida a população a refletir sobre o tema por meio de iniciativas intersetoriais. Em parceria com a Secretaria de Saúde, foi realizada uma ação especial de promoção da saúde entre os dias 17 e 19 de novembro, com atendimentos nas praças do Cisas (Moreira César) e Pastor Ezequiel da Silva (Araretama). A programação ofereceu aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos, exame preventivo, quick massagem, auriculoterapia, solicitação para exame de anemia falciforme e corte de cabelo masculino. Houve ainda palestra sobre anemia falciforme, ministrada pela enfermeira Veraniza do Prado, e o apoio do PETI Pinda e da Casa Girassol (projeto Vidas Brilhantes), além da participação de alunos da Escola Dr. Francisco de Assis César (turmas da prof. Doraci). O Centro Educacional Futura esteve presente no segundo dia e, no dia 19, a ação no Centro conta com o apoio da Faculdade Funvic, com atividades recreativas realizadas pelo grupo Poder de um Sorriso. Essa ação acontece ainda nesta quarta-feira (19), na Praça Monsenhor Marcondes, no centro da cidade.
Próximos destaques da programação
Outra atração de destaque é a 11ª edição do Festival Pinda Hip Hop, que acontece no domingo (23), às 19h, no Teatro Galpão, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. Com entrada gratuita, a programação do evento inclui a exibição do documentário “Nação Hip Hop – DJs nas Pistas de Pindamonhangaba”, a Batalha de MCs – Batalha do Pasin e uma roda de conversa promovida pelo Projeto Acolhe. O evento é organizado pelo DJ Célio Lopes. Para a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, “o Pinda Hip Hop evidencia a potência criativa da juventude e reafirma a cultura urbana como parte da identidade da cidade”, afirmou.
O Mês da Consciência Negra segue com programação ao longo de novembro e integra um conjunto de políticas públicas que Pindamonhangaba vem implementando, como o apoio ao Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, a criação da Casa da Igualdade Racial e ações permanentes de formação e valorização da diversidade. A programação completa pode ser consultada no site oficial da Prefeitura de Pindamonhangaba e nas redes sociais da Prefeitura, com atualizações e informações de serviço ao público.


Ações de conscientização foram promovidas em Moreira César e no Araretama.

Teatro Galpão recebe Festival Pinda Hip Hop neste domingo (23).