João do Pulo deve ser reconhecido como herói da Pátria

Um projeto de lei que visa conferir o título de Herói da Pátria ao João do Pulo está em processo de votação na Câmara dos Deputados. Essa iniciativa, promovida pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba, busca consagrar o legado do ex-atleta como um dos maiores ícones do esporte nacional.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos João Carlos Salgado esteve recentemente em Brasília, onde se reuniu com o deputado Jonas Donizete (PSB), apresentando o projeto que já está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). Ele também aproveitou a oportunidade para visitar o gabinete de diversos outros deputados, que já declararam apoio à causa, acompanhado do secretário executivo da Comissão do Esporte da Câmara Federal, Lindberg Cury Júnior, e o assessor da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Ricardo Vidal. O relator do projeto, deputado Diego Garcia (Republicanos), emitiu um parecer favorável, impulsionando o caminho da proposta para aprovação.
“Por toda sua história no esporte, deixando um legado inspirador e de luta contra o preconceito, entendemos que a homenagem ao nosso saudoso João do Pulo é merecida”, afirmou João Carlos Salgado.
Ser incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é receber um reconhecimento formal do Estado brasileiro de grandes feitos para o país, como os de Getúlio Vargas, dom Pedro I, Tiradentes, Santos Dumont, Zumbi e Anita Garibaldi.
Todo esse reconhecimento vem ao encontro da política de reparação da medalha olímpica das Olimpíadas de Moscou em 1980, quando o então esportista João do Pulo saltou os incríveis mais de 18 metros, contudo foi sinalizado que o atleta havia "queimado" o salto. No entanto não houve, naquela ocasião, nenhuma revisão, relegando ao João do Pulo a medalha de bronze. Ainda nos dias atuais há apontamentos de que não foi fato a indicação da "queimada do salto".