Pinda promove caminhadas para conscientização do autismo

Em comemoração ao 'Dia Mundial do Autismo', celebrado em 2 de abril, Pindamonhangaba abraçou a causa por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos em apoio aos grupos ‘Mães de Azul’, ‘T21’ e ‘Mães Atípicas’. Sob a campanha "Abril Azul", a cidade se uniu em caminhadas realizadas em diferentes pontos, visando sensibilizar e informar a população sobre o autismo.
Na última sexta-feira, dia 5 de abril, os participantes, incluindo a Escola Municipal José Gonçalves da Silva - Seu Juquinha (que também participou da ação), se reuniram em volta da Estação Cidadania, partindo da Av das Orquídeas, percorrendo o trajeto ao redor do quarteirão. Distribuindo panfletos e difundindo informações, a iniciativa buscava combater a discriminação e o preconceito.
Já no sábado, dia 6 de abril, a ação teve lugar na Praça Monsenhor Marcondes, com uma caminhada que atravessou diversos pontos do centro da cidade, culminando em apresentações especiais. O destaque ficou para o grupo de Hip Hop 'Respeito e Inclusão', composto também por pessoas com transtorno do espectro autista, que não só se apresentaram, mas também compartilharam suas experiências.
A diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia de Souza, enfatizou a importância dos projetos da prefeitura, destacando o apoio fundamental às famílias atípicas. "As famílias, quando inseridas nessa realidade, precisam de muito apoio, e a secretaria tem o objetivo de fornecer todo o apoio necessário", afirmou.
A iniciativa não apenas celebra a diversidade e a inclusão, mas também evidencia o compromisso da cidade em construir uma sociedade mais empática e acolhedora para todos.