13/05 - Pinda lança programa de Câmeras integradas e Empreendimentos Inteligentes

A Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu, dia 12 de maio, o lançamento do programa Câmeras Integradas ao CSI – Centro de Segurança Integrada – e Empreendimentos Inteligentes.
A ação ocorreu no auditório municipal, que recebeu vereadores e empresários de diversos setores.
O secretário adjunto de Administração e responsável por tecnologia e inovação da Prefeitura, Danilo Velloso, explicou a grande transformação pela qual Pindamonhangaba tem passado nos últimos anos, em busca de se tornar uma cidade inteligente, não apenas certificada, mas principalmente habilitada. “Buscamos a eficientização dos serviços, para obtermos resultados sólidos, e melhorando nossos indicadores. Queremos expandir isso e termos uma cidade digital, onde cada pessoa, cada empresário, cada investidor possa ter acesso a serviços eficientes, modernos e humanos”, disse.
Sobre as Câmeras Integradas ao CSI, Danilo Velloso ressaltou que a doação ou cessão de câmeras ao município vai permitir expandir ainda mais o monitoramento da cidade em segurança pública. “Hoje temos cerca de 1.400 câmeras conectadas, mais de 2 mil sensores, que detectam placa do veículo, cor de camisa das pessoas, leitura facial e comportamental. Com apoio da iniciativa privada, podemos aumentar esses números e conectar toda a cidade, permitindo ampliação e melhorias na segurança pública e sistema integrado de tecnologia”.
Ele explicou que os empresários que adotarem o sistema poderão, por exemplo, utilizar um selo em seus estabelecimentos e conectar imagens ao CSI, possibilitando um monitoramento em tempo real e garantindo mais segurança ao patrimônio e às pessoas. “Qualquer atividade suspeita ou ocorrência será verifica no mesmo momento, e poderemos atuar em combate e prevenção, com suporte da Guarda Municipal e Polícia Militar”.
Outro ponto foi a implantação de empreendimentos inteligentes. Com uma cidade moderna e conectada, é possível a criação de projetos que atendam todos os requisitos necessários para qualidade de vida.
A secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco destacou que “cidade inteligente representa, dentre várias possibilidades, conectividade, característica que leva à integração”.
De acordo com ela, com este conceito, de conectividade e integração, o município pretende possibilitar a implantação de empreendimentos inteligentes. “A ideia é propor a criação de loteamentos inteligentes, integrados e eficientes. Desta forma, quando as áreas foram desenhadas, que já seja planejado locais para pontos de ônibus, pontos comerciais, escolas e serviços públicos. E podemos integrar essas informações, criando áreas com infraestrutura completa, que atendam aos anseios da população, valorizando assim os imóveis e tornando a qualidade de vida ainda melhor”, completou.
Ela citou a possibilidade de instituir IPTU verde, com programas de benefícios para construções inteligentes, sustentáveis e inovadoras, permitindo o acréscimo de pontos a quem criar áreas e imóveis com estes conceitos.
O prefeito Dr. Isael Domingues frisou o aspecto humano que as cidades precisam ter. “Devemos aliar tecnologia à humanização, permitindo que a cidade cresça com qualidade, para termos uma visão de futuro. Permitindo a utilização de dados e informações a favor dos empresários para o crescimento ordenado e sustentável de Pinda. Agradeço a todos vocês pela parceira, pelo empenho e por trabalharem pela cidade. Temos uma Prefeitura que busca o diálogo com a Câmara e aberta a novas propostas. Neste sentido que vamos agir, sempre buscando as melhores soluções para a cidade e para a população”, finalizou.
O evento contou com a presença de vários secretários, dentre eles o de Segurança Pública, Fabricio Pereira, do presidente da Câmara, José Carlos Gomes – Cal, vereadores Julinho Car, Norberto, Herivelto Vela, Magrão, Gilson Nagrin, além da capitão PM Lucimeire Jerônimo e da delegada titular Renata Costillas.