30/06 - Pinda promove encontro regional de fiscais de obras

A Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu o primeiro encontro regional de Fiscalização de Obras particulares, dia 29 de junho, no auditório municipal.
A iniciativa reuniu cerca de 40 profissionais das cidades de Pindamonhangaba, Taubaté, Guaratinguetá e Tremembé, que debateram questões sobre fiscalização de obras.
O prefeito Isael Domingues abriu o evento e elogiou a iniciativa dos fiscais de Pindamonhangaba, que propuseram o encontro. “Excelente ação para reunirmos cidades vizinhas e discutirmos o trabalho de fiscalização, para aprimorarmos essas ações e termos resultados benéficos para o Poder Público, para os profissionais de engenharia, de arquitetura, equipes de obras e, naturalmente, também para os proprietários”.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, explicou que o encontro serviu para troca experiências entre os municípios e para aprimorar os trabalhos de orientação e fiscalização de obras.
O fiscal Robson Silva disse que ouvir outros fiscais e debater sobre o trabalho gera uma ajuda mútua. “Pudemos discutir cases de fiscalização de obras, de orientação aos profissionais e aos proprietários. Debatemos sobres prazo, sobre como funciona a divisão de trabalho. Ouvimos as outras cidades e falamos como é a situação aqui em Pindamonhangaba”.
Ele destacou que “a troca de experiências gera crescimento, ajuda a utilizar ações de sucesso de outras cidades no plano de trabalho e também permite que eles também levem para seus municípios nossos melhores exemplos de atuação. Com isso, com o tempo, talvez possa, inclusive, haver uma padronização dos trabalhos de fiscalização na região”.
Assim como ele, a fiscal Caroline Candido, também acredita que o “primeiro passo foi dado, reunindo cidades com o objetivo de melhorar os serviços de fiscalização de obras”.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, ainda ressaltou o crescimento da equipe de fiscalização, que passou de um para cinco fiscais. Antes, a Prefeitura de Pindamonhangaba contava apenas com um fiscal e que recentemente foram chamados 4 fiscais do concurso público.
“Agora com o novo corpo técnico, podemos ter ações mais eficientes de fiscalização e garantir o ordenamento territorial conforme a legislação vigente”, completou.
Neste sentido, sobre a atuação dos fiscais, foi citado pela equipe técnica que a cidade é dividida em áreas e a atuação é feita por região. É importante que as obras tenham o projeto aprovado com a identificação do profissional responsável e a construção esteja com o que foi planejado.
O secretário Adjunto de Administração e responsável pela tecnologia e inovação, Danilo Velloso, teve a sua participação no evento apresentando a evolução dos trabalhos na Prefeitura de Pindamonhangaba e frisou a importância dos investimentos e da utilização da tecnologia na máquina pública.
A secretária de Obras e Planejamento fechou o evento lembrando que as ações da Prefeitura são integradas, sempre envolvendo as secretarias e departamentos, “permitindo que toda a administração pública haja de forma conjunta para alcance dos melhores resultados”.