Pista de atletismo do 'João do Pulo' entra em nova fase, antes da aplicação da borracha

As obras de construção da nova pista de atletismo do Centro Esportivo João Carlos de Oliveira 'João do Pulo' vão entrar em nova fase. Atualmente, a empresa contratada pela Prefeitura de Pindamonhangaba está atuando na compactação para a preparação da base asfáltica e recobrimento com concreto asfáltico.
A Secretaria de Obras e Planejamento informou que após esta fase haverá a inspeção certificada da câmara asfáltica antes da implantação da camada de borracha natural (tartan), conforme as normas da World Athletics (IAAF).
A pista, que terá medidas oficiais e oito raias de 400 metros, será certificada pela IAAF como Classe 2, o que permitirá a realização de competições oficiais de modalidades olímpicas e da Copa do Mundo de Atletismo, como corridas, saltos e lançamentos.
O secretário de Obras e Planejamento, Mateus Moraes, disse que o projeto totaliza um investimento de R$ 6,8 milhões, cobrindo uma área de 6.934,17m², e é executado pela empresa Playpiso Pisos Esportivos LTDA. “É um serviço bastante delicado de ser executado, que exige muita técnica e perícia por parte dos profissionais e tem grande influência da questão climática. Atualmente, estamos com 38% das obras executadas e esse número vai crescer muito, em breve, com a aplicação do elemento de maior investimento desta benfeitoria, que é a borracha. A previsão é concluir os trabalhos até o fim de julho”.
O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, destacou a importância do investimento para o desenvolvimento do atletismo na cidade e ressaltou que a revitalização da pista é um grande passo para oferecer instalações de alto nível aos atletas. “A pista é um dos maiores investimentos do Brasil em infraestrutura esportiva. A cidade precisa garantir aos seus atletas, profissionais e amadores, as melhores condições para treinar e competir. Pindamonhangaba hoje é a quarta potência esportiva do Estado de São Paulo, ficando à frente de cidades como Campinas e Guarulhos. Com esta pista vamos melhorar nossos índices em atletismo, relevar mais atletas, e evoluir ainda mais no esporte. Para terem uma ideia, é o mesmo material que é usado na Copa do Mundo de Atletismo e nas Olimpíadas”, afirmou Piorino.
O secretário de Esportes, Alcides Barbosa Junior ‘Ju’, acrescentou que “a nova pista possibilitará aos atletas um excelente piso, adequado para a prática esportiva de alto rendimento, contribuindo para a evolução profissional de cada atleta, a redução do risco de lesões e aumentando significativamente a possibilidade de revelação de talentos”.
Além da pista, o espaço receberá melhorias como gaiolas para lançamento de disco, caixas de areia para salto e dispositivos para salto com vara, todos homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo.