07/12 - Vencedora da Campanha Outubro Rosa, equipe ESF Castolira participa de City Tour

Durante o mês de outubro, a fim de intensificar as campanhas de prevenção do Outubro Rosa, a Prefeitura de Pindamonhangaba, em parceria com a Secretaria de Saúde, Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu uma premiação para as unidades de saúde que tiveram decoração melhor elaborada para atrair as munícipes a se prevenirem e a participarem desta importante campanha.
A Estratégia Saúde da Família Castolira foi a campeã, pois além da decoração na unidade de saúde, ainda produziram um vídeo promocional, mostrando a história de mulheres atendidas naquela unidade de saúde, que batalharam e venceram o câncer de mama e o câncer de colo de útero. O vídeo chama a atenção, pois foi muito bem elaborado, que apesar de amador, é comovente.
O prêmio recebido, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, foi um City Tour: passeio com roteiro histórico, cultural e gastronômico, e a equipe da unidade de saúde pôde desfrutar do prêmio no último sábado, dia 04 de dezembro.
A secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, explicou que o concurso entre as unidades tanto para divulgação do Outubro Rosa quanto Novembro Azul como forma de incentivar as unidades de saúde dos bairros a levar a campanha para mais perto dos munícipes, e a premiação é uma forma de incentivo à dedicação das equipes.
A enfermeira Tania Maria Siqueira, responsável pelo ESF Castolira, disse que essa iniciativa da Prefeitura, de premiar as unidades mais empenhadas na campanha, “incentivou muito a equipe, e motivou todos a trabalharem juntos”. E completa dizendo que todos puderam aproveitar muito bem o passeio. “Foi uma oportunidade para conhecermos melhor nossa cidade”.
O passeio foi guiado pelo diretor de Turismo, Fábio Vieira. “O Fábio conhece muito a história de Pinda. Foi maravilhosa a maneira como ele guiou o tour, e apresentou os pontos históricos da cidade”, completa a enfermeira.
Roteiro City Tour
O roteiro começou com saída do ônibus às 8h15 do estacionamento da prefeitura, e seguiu para um café da manhã no Hotel Fazenda Pé da Serra. Em seguida, o grupo foi direcionado para o museu, onde tiveram visita guiada, explicando toda a história por trás dos artefatos lá expostos. Às 12h a equipe pôde desfrutar de um almoço no Restaurante Colméia. Depois de alimentados, todos foram desfrutar da paz e tranquilidade da Fazenda Nova Gokula. O desfecho do passeio foi no Alambique PindaBoa, com retorno ao estacionamento da prefeitura às 18h.