22/11 - Semana de Combate à Dengue segue até sábado com várias ações

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba está promovendo a Semana de Combate à Dengue, que iniciou no sábado (19) e vai até o próximo dia 26. A maior parte das ações ocorre na Praça Monsenhor Marcondes, com atividades das 9 às 12 horas.
O responsável pelo controle de Vetores de Pindamonhangaba, Ricardo Costa Manso, explicou que “dentro da tenda montada na praça existe uma exposição sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, além de funcionários orientando a população sobre as formas de eliminar os criadouros”.
Costa Manso disse que a equipe está “orientando a população, para que verifique os quintais e ralos, para evitar água parada, e eliminar o mosquito. Esse cuidado com a dengue deve ser frequente porque é uma doença que, embora não esteja com números elevados no momento, pode ter aumento no número de casos repentinamente com as constantes chuvas”, avaliou.
De acordo com ele, atualmente a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de Pindamonhangaba está em 0.8 – taxa registrada em outubro. “Apesar de não ser um índice alarmante, todo cuidado é necessário porque rapidamente esse número pode crescer em toda a cidade”.
Em Pindamonhangaba, em 2022, o total de casos no momento é de 363. Para controlar o número de casos, a Secretaria de Saúde também realiza outras ações, como a “a realização de bloqueios de criadouros nos casos de dengue, casa a casa, nos bairros Bela Vista e Vila Verde, além da aplicação de inseticida nos ferros velhos e postos de reciclagem cadastrados. Também faremos um ciclo de palestras em várias escolas do ensino fundamental 2 em escolas estadual municipal e particulares”, completou o responsável pelo controle de Vetores de Pindamonhangaba.
A região de Moreira César também está recebendo atenção especial, do centro até o Padre Rodolfo, bem como uma equipe no Mantiqueira atuando sentido Ipê e outra na região dos condomínios de Pinda.