28/11 - Pinda segue Estado na obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de transporte coletivo e unidades de saúde

A Prefeitura de Pindamonhangaba publicou em suas redes sociais nesta terça-feira (29) que o município está acompanhando o Governo do Estado na obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do transporte coletivo e unidades de atendimento à saúde, seja pública ou particular.
As normas foram publicadas conforme Decreto Estadual 67.299 de 24 de novembro de 2022, seguindo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra a Covid-19.
Portanto, fica definido a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de transporte coletivo, rodoviário, ferroviário e locais de atendimento à saúde, como drogarias e unidades de saúde municipal.
Importante ressaltar que a Nota Técnica que estão liberadas do uso as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Deficiência Sensorial com quaisquer outras deficiências que impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial.
“Pedimos que todos respeitem essa norma, dentro de qualquer transporte coletivo e de qualquer estabelecimento de saúde como drogarias, consultórios, PS, UPA, UBS entre outras. Em outubro registramos 84 casos confirmados e agora em novembro já temos 624 casos de Covid-19, segundo dados da Vigilância Epidemiológica Municipal”, afirmou a secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo.
A Prefeitura reforça que é fundamental a população completar o esquema vacinal (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses) para assegurar maior proteção contra o Coronavírus. “A vacinação é a única forma de amenizar os efeitos da doença. Semanalmente nossos veículos de informação atualizam os locais e horários de vacinação”, finalizou a secretária.