CAPS e Atenção Básica realizam rodas de conversa sobre o uso racional de medicamentos

Durante o mês de setembro, dedicado à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com a Atenção Básica (AB), promove uma série de rodas de conversa em diferentes unidades de saúde do município.
As atividades têm como objetivo orientar a população sobre o uso racional de medicamentos, esclarecer dúvidas, além de oferecer espaço para acolhimento e diálogo sobre saúde mental e qualidade de vida.
A programação será conduzida por equipe multiprofissional composta por farmacêutico, enfermeiro e psicólogo, reforçando a importância do cuidado integral à saúde.
Cronograma das rodas de conversa:
- 22/09 – 9h | ESF Nova Esperança – com Fernando (farmacêutico), Ana Paula (enfermeira) e Mariana (psicóloga)
- 23/09 – 9h | ESF Bom Sucesso – com Fernando (farmacêutico), Rossana (enfermeira) e Maria Julia (psicóloga)
- 24/09 – 8h30 | UBS Centro – com Fernando (farmacêutico), Érica (enfermeira) e Tami (psicóloga)
- 25/09 – 10h | CISAS Moreira César – com Fernando (farmacêutico), Mônica (enfermeira) e Yara (psicóloga)
- 26/09 – 9h | ESF Cidade Nova – com Fernando (farmacêutico), Marta (enfermeira) e Dayane (psicóloga)
A ação é voltada a pacientes e familiares, e contará também com a distribuição de materiais informativos sobre saúde mental e uso consciente de medicamentos.
A secretária de Saúde, Andrea Moreira Martins, destacou a relevância da iniciativa. “O Setembro Amarelo nos lembra da importância de cuidar da saúde mental em todas as dimensões. Essas rodas de conversa reforçam o compromisso da Prefeitura em promover informação acessível e acolhimento, prevenindo riscos e garantindo mais qualidade de vida à população”, afirmou.