Gripário 24h do Cidade Nova começa a funcionar nesta quarta-feira (2)

Gripário 24h do Cidade Nova começa a funcionar nesta quarta-feira (2)

A Prefeitura de Pindamonhangaba inicia, a partir desta quarta-feira (2), o funcionamento do Gripário 24h na Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova. A ação faz parte das medidas emergenciais adotadas após a decretação de Situação de Emergência em Saúde Pública, publicada no Diário Oficial do Município em 10 de junho, em virtude do aumento expressivo de casos de doenças respiratórias neste inverno.
O novo gripário atenderá uma ampla variedade de casos clínicos, com foco especial nas síndromes respiratórias. A capacidade de atendimento diário da rede municipal será ampliada em até 300 pacientes, oferecendo mais suporte à população, especialmente crianças (a partir de 12 anos) e idosos, que têm sido os mais afetados. Nos primeiros dias de funcionamento, a unidade atenderá prioritariamente casos de baixa complexidade relacionados a síndromes respiratórias.
A expectativa da Secretaria de Saúde é que ainda nesta semana a estrutura esteja totalmente equipada, com 10 novos leitos preparados para internações de casos que exigirem observação e internação. O gripário funcionará 24 horas por dia pelos próximos três meses e será fundamental para aliviar a demanda dos atendimentos das UPAs Araretama e Moreira César, além do Pronto-Socorro, que já registram taxas superiores a 40% de atendimento por síndrome gripal.
A secretária de Saúde, Roberta Faria, reforça que a medida é essencial para garantir agilidade, qualidade e segurança no atendimento à população. “Essa ampliação é uma resposta rápida e necessária diante do cenário atual. O gripário do Cidade Nova funcionará como ponto de apoio, inclusive recebendo pacientes diretamente ou por encaminhamento de outras unidades”, destacou.

WhatsApp Image 2025-07-01 at 17.11.51

WhatsApp Image 2025-07-01 at 17.11.52