Pindamonhangaba aplica 568 doses no Dia D de Vacinação

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (18) o Dia D de Vacinação, acompanhando a mobilização nacional promovida em todo o Brasil. A ação aconteceu em seis locais do município — PSF Cruz Grande (anexo do Ribeirão Grande), PSF Bom Sucesso, UBS Ipê 2, PSF Nova Esperança, PSF Feital e Sala de Vacina Central (no SIAF, junto à Saúde da Mulher) — com atendimento das 8h às 17h.
Durante o dia, 291 pessoas foram atendidas e 568 doses de vacinas foram aplicadas. O foco da ação foi atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, além de oferecer à população em geral, a partir dos dois meses de idade, a oportunidade de colocar as vacinas em dia e garantir a proteção contra diversas doenças.
A secretária de Saúde, Andreia Martins, destacou a importância da mobilização para a ampliação da cobertura vacinal do município. “O Dia D é uma oportunidade para que as famílias se organizem e regularizem a situação vacinal. Quanto maior a adesão, maior a segurança em saúde pública para toda a comunidade. A vacinação é um ato de cuidado coletivo, que protege não só quem recebe a dose, mas toda a população ao redor”, afirmou.
A gestora de imunização, Fernanda Batista César Hasman, avaliou positivamente o resultado da ação, reforçando o impacto da iniciativa no acesso à vacinação. “Foram 291 pessoas que, talvez, se não fosse essa estratégia, não teriam conseguido se vacinar por conta do trabalho, dos estudos ou da rotina diária. Cada atendimento representa uma oportunidade de proteção e reforça a importância de manter a imunização em dia”, explicou.
A Secretaria de Saúde reforça que as salas de vacinação continuam funcionando normalmente durante a semana, nas unidades básicas de saúde, e orienta que toda a população procure o posto mais próximo para verificar a caderneta e manter as vacinas atualizadas.