Profissionais do SAMU participam de treinamento de situações de emergência com certificação internacional

Cerca de 20 profissionais do SAMU de Pindamonhangaba participaram de uma capacitação com a empresa DSS Treinamentos, no sábado (16) e no domingo (17), na Faculdade Anhanguera.
O treinamento de Suporte Básico de Vida (BLS) tem objetivo de desenvolver competências teóricas e práticas essenciais para o reconhecimento precoce de situações de emergência, a execução das manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e o uso adequado do desfibrilador externo automático (DEA), assegurando maior efetividade no atendimento às vítimas até a chegada de suporte avançado.
Durante o treinamento, foram abordados temas fundamentais, como a cadeia de sobrevivência, avaliação inicial da vítima, técnicas de RCP em adultos, crianças e lactentes, desobstrução de vias aéreas por corpo estranho, uso correto do DEA e a importância do trabalho em equipe durante emergências.
O curso concedeu a certificação da American Heart Association (AHA) para o Suporte Básico de Vida, fundamental para profissionais de saúde e leigos que desejam estar preparados para atender emergências de vida. “A certificação AHA é reconhecida internacionalmente e é um passaporte para aprimorar a formação e a capacidade de resgatar vidas em situações críticas”, disse o diretor de Urgência e emergência de Pindamonhangaba, Luiz Cesar Rodrigues Vieira.
De acordo com ele, “embora não seja um pré-requisito para formação dos nossos profissionais, é um padrão de qualidade e diferencial, que fazemos questão de garantir aos colaboradores de enfermagem e condutores do SAMU. O objetivo da Secretaria de Saúde da Prefeitura é capacitar seus profissionais, para que a população tenha atendimento de qualidade e excelência”, completou o diretor.
As aulas foram ministradas pelo especialista em saúde pública, urgência e emergência, Denilson Santos, que possui ampla experiência em didática no ensino técnico e superior, e pela mestre em educação em saúde e pós-graduada em gestão em saúde, além de especialista em auditoria em serviços de saúde e saúde pública, Flávia Carrascosa.