04/05 - Defesa Civil de Pindamonhangaba participa de Oficina Preparatória para Operação Estiagem

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Campos do Jordão, realizam nesta quinta-feira (4), a 8ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem, abrangendo os 39 municípios da região de São José dos Campos.
Essa ação tem como objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.
O treinamento contará com instruções técnicas referentes aos temas: Acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem; o Monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA); Inserção de dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); Protocolo de acionamento de aeronaves e Crimes ambientais relacionados a incêndios.
Já a parte prática, consiste em um treinamento de campo organizado pelo Corpo de Bombeiros, expondo as técnicas de combate a incêndios, regras de segurança e deslocamento no terreno, além da exposição de materiais básicos de combate a incêndio florestal.
Ao término do treinamento, seguindo os critérios estabelecidos por Resolução da CEPDEC/SP, os municípios poderão receber um Kit estiagem para auxiliar no combate a incêndios florestais.
Os participantes desta oficina serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobre maneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres.
Vale ressaltar ainda que ações como as de hoje, contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2022 em todo o estado de São Paulo, onde foram contabilizados 1.008 focos de incêndio (segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE), uma redução de 79% se comparado com o mesmo período de 2021.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Michel Cassiano, todos os seus agentes do Departamento de Defesa Civil participam do treinamento com objetivo de capacita-los para as futuras demandas de ocorrências relacionadas a estiagem. “Nosso município registrou dezenas de ocorrências de incêndio em 2022, juntos com os nossos parceiros do Corpo de Bombeiros e voluntários das Brigadas de incêndio do Ribeirão Grande, Piracuama e Centro. Estamos preparados em caso de qualquer necessidade”, garantiu.