05/05 - Pinda promove treinamento para segurança pública no trânsito

05/05 - Pinda promove treinamento para segurança pública no trânsito

Agentes de trânsito e membos da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Pindamonhangaba participaram de um intenso treinamento de abordagem e ações de fiscalização dia 3 de maio (quarta-feira). As ações foram realizadas em frente ao Parque da Cidade, no período da manhã, e no centro da cidade, à tarde.
Cerca de 50 servidores participaram da iniciativa da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura, que contratou uma empresa especializada em instruções sobre segurança e fiscalização no trânsito. “Tivemos todos os agentes de trânsito e cerca de 25 GCMs na ação para receberem treinamento sobre abordagem e autuação, incluindo as novas formas de agir estabelecidas recentemente no Código de Trânsito Brasileiro”, explicou o secretário da pasta, Fabrício Pereira.
Ele ressaltou que o treinamento vai auxiliar no desempenho das funções dos agentes de trânsito e dos GCM habilitados para autuações de trânsito. “Vai melhorar o serviço oferecido à população e poderemos deixar as ruas mais seguras para os motoristas, ciclistas e pedestres”.
A iniciativa contou com o apoio da equipe do Canil da Guarda, com a cadela Aine. “A utilização da cadela é fundamental para farejar drogas. Ela também participou da ação e o resultado do treinamento foi muito positivo para os agentes de trânsito e GCMs, incluindo do canil”, avaliou Fabrício Pereira.
Alguns GCMs estavam portando armas de fogo de calibre elevado - equipamentos que podem vir a ter utilização necessitada em eventuais situações de segurança pública envolvendo confronto com traficantes, assaltantes e ladrões.
O drone da GCM foi utilizado no treinamento, com captação de imagens que servirão de base para análise de desempenho e posição estratégica das equipes.