16/05 - Pindamonhangaba terá Plano de Contingência para emergências

Em mais uma ação inédita, a Prefeitura de Pindamonhangaba terá, ainda neste ano, o Plano de Contingência (PlanCon) de atendimento em situações de emergência, com o objetivo de garantir mais segurança à população e preservar vidas em ocorrências no município envolvendo desastres naturais. O documento define ações preventivas, atendimentos e medidas para correção de eventuais danos.
O Plano, elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, considerando o disposto na Lei Federal nº 12.608/2012, será apresentado em Audiência Pública nesta quinta-feira (18), às 15 horas, no Auditório da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, localizado na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1400 no bairro Alto do Cardoso.
O Plano de Contingência estabelece os procedimentos a serem adotados pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de atendimento em situações de emergência, como alagamentos, inundações e escorregamentos de terra.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano, com a implantação do PlanCon, a Prefeitura, com a participação de 16 secretarias municipais, os órgãos oficiais e os órgãos de apoio, garantirão ainda mais eficiência e agilidade no atendimento à população, preservando vidas, evitando agravamento de situações críticas e garantindo amparo e abrigo em casos de necessidade e a retomada da normalidade após as emergências.
A Defesa Civil de Pindamonhangaba conta com uma equipe de 10 agentes e 96 voluntários treinados. A Prefeitura tem investido no treinamento e capacitação constante de seus agentes e na compra de novos equipamentos, carros, drone, uniformes, roupas e máscaras de proteção para aprimorar cada vez mais o atendimento à população.