28/04 - GCMs socorrem mulher vítima de violência doméstica no Pasin

28/04 - GCMs socorrem mulher vítima de violência doméstica no Pasin

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Pindamonhangaba socorreu uma mulher vítima de violência doméstica nesta quinta-feira, dia 27 de abril, no bairro do Pasin, em Moreira César.
Em rota de patrulhamento pelo bairro, equipes da GCM, com membros recém capacitados no curso Patrulheiros Maria da Penha, encontraram moradores que informaram sobre um possível caso de violência doméstica.
Imediatamente os guardas foram ao local e encontraram a vítima, que relatou que o companheiro estava embriagado, quebrando móveis, eletrodomésticos e até o para-brisas do carro, a impedindo de deixar a casa com os seus pertences.
Diante dos fatos, as partes foram conduzidas à Delegacia de Defesa da Mulher, onde foi lavrado boletim de ocorrência por violência doméstica.

Guardas fazem curso sobre proteção à mulher

Três CGMs de Pindamonhangaba foram capacitados no curso ‘Patrulheiros Maria da Penha’, um programa da Guarda de São José dos Campos para instruir agentes de segurança sobre os procedimentos a serem realizados em relação à violência contra mulher, especialmente violência doméstica.
Os três GCMs de Pindamonhangaba que concluíram o curso realizado em 12 dias de intenso treinamento foram Luiz Henrique Bezerra dos Santos, Gustavo Heron dos Santos e João Paulo Gomes de Souza. A formatura dos agentes ocorreu dia 26 em São José dos Campos.
Hoje, dia 27, no primeiro dia pós curso, os agentes depararam com uma situação que aplicaram técnicas debatidas no curso. “Curso fundamental para ajudar o GCM em situações de violência doméstica. Hoje, com o caso do Pasin, eles aplicaram os conceitos e socorreram a vítima. A ação foi essencial para a segurança da mulher vítima de violência”, disse o secretário de Segurança Pública Fabrício Pereira.
Ele explicou que Pindamonhangaba também pretende criar o seu programa de instrução para agentes de segurança pública em relação à defesa e proteção às mulheres vítimas de violência - uma ação que será desenvolvida em conjunto pelas secretarias da Mulher, Família e Direitos Humanos e de Segurança Pública.