Defesa Civil do Estado realiza entrega inédita de kits de estiagem e promove ação de conscientização em Pindamonhangaba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou, na última quarta-feira (30), em Pindamonhangaba, a entrega de mais de 1.600 itens de combate a incêndios diretamente a representantes de 39 municípios do Vale do Paraíba, utilizando a sede da Defesa Civil municipal como ponto de distribuição regional, com o objetivo de fortalecer a atuação durante o período de estiagem.
A iniciativa faz parte da Operação São Paulo Sem Fogo e representa uma mudança logística significativa: Até o ano de 2024, os agentes municipais precisavam se deslocar até a capital para retirar os kits. Agora, a entrega está sendo realizada diretamente nas regionais do interior paulista, tornando o processo mais ágil e eficaz.
No total, mais de 1.600 equipamentos foram entregues, entre abafadores, sopradores, mochilas costais e itens de proteção individual. De acordo com o diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Michel Cassiano, a mudança traz ganhos reais para os municípios. “ A mudança na logística visa agilizar o processo e fortalecer a resposta dos municípios durante o período de estiagem”, destacou.
A ação já beneficiou outras regiões do Estado, como Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Araraquara, Marília e Sorocaba. Até o momento, foram distribuídos 223 kits de estiagem, número significativamente superior ao ano anterior, quando foram entregues cerca de 108 kits.
Logo após a entrega, a Praça Monsenhor Marcondes recebeu uma ação de conscientização voltada à prevenção de incêndios florestais. A atividade, também integrante da Operação São Paulo Sem Fogo, contou com a participação de agentes da Defesa Civil estadual e municipal, técnico da Fundação Florestal, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
Durante a ação, um engenheiro agrônomo da CATI esteve à disposição para orientar pequenos e médios produtores rurais da região, tirando dúvidas sobre o manejo adequados da terra e métodos alternativos à queima para a limpeza dos terrenos.
Com essa iniciativa, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a prevenção de desastres naturais e o apoio aos municípios, por meio de estrutura, capacitação e suporte técnico, contribuindo para a proteção da população e do meio ambiente.