Defesa Civil promove treinamento para Brigada Voluntária de Incêndio

Defesa Civil promove treinamento para Brigada Voluntária de Incêndio

A Defesa Civil de Pindamonhangaba organizou, em parceria com o Corpo de Bombeiro Militares, na última sexta-feira (12), um treinamento de Brigada Voluntária de Incêndio em vegetação rasteira. Com uma carga horária de 6 horas, participaram 35 homens e 25 mulheres, entre Bombeiros Civis e munícipes de diversos bairros.

Durante a capacitação, os voluntários aprenderam técnicas essenciais de combate a incêndios em áreas de vegetação baixa, visando a segurança da comunidade e o controle inicial da situação de risco e, ao final, os participantes foram até uma área treinar o combate ao princípio de incêndio. A iniciativa visa fortalecer o preparo da população diante de situações de emergência, como os incêndios florestais, que podem representar sérios riscos para o meio ambiente e para a população local.

A parceria entre a Defesa Civil e os Corpo de Bombeiros Militares evidencia o compromisso conjunto em promover a segurança e a preservação dos recursos naturais. “Essas ações preventivas são fundamentais para enfrentar os desafios impostos pelos incêndios, garantindo uma resposta ágil e eficaz em momentos de crise”, destacou o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano.

No total, a cidade conta com 4 brigadas voluntárias de combate a incêndios. Essas brigadas foram formadas nos bairros de Piracuama, Ribeirão Grande, Centro e Araretama. Além disso, o Diretor da Defesa Civil relatou que estão em andamento estudos para a criação de uma nova brigada em 2025, com foco na região de Moreira César.