GCM de Pindamonhangaba prende homem por tráfico de drogas no bairro Santa Luzia

GCM de Pindamonhangaba prende homem por tráfico de drogas no bairro Santa Luzia

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Pindamonhangaba prendeu, na manhã da última quarta-feira (5), no bairro Santa Luzia, um homem por tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada por volta das 11h52, na Rua dos Sagrados Corações, esquina com a rua Carlos Juliano, e contou com apoio da equipe do Canil da corporação.

De acordo com os agentes envolvidos, a equipe do pelotão matutino realizava patrulhamento ostensivo comunitário quando avistou um indivíduo em atitude suspeita, tentando se esconder atrás de um poste ao notar a aproximação da viatura. No mesmo momento, uma motocicleta parou próxima ao suspeito, mas o condutor deixou o local ao perceber a presença da equipe.

Diante da suspeita, os agentes realizaram a abordagem. Em busca pessoal, foram localizados com o homem três eppendorf contendo substância análoga à cocaína, R$ 100,60 em dinheiro trocado e uma folha com anotações, possivelmente relacionadas à contabilidade do tráfico. Com apoio da viatura do Canil, o cão farejador Bolt localizou, em um buraco no muro a cerca de meio metro do local da abordagem, mais dois eppendorf com substância análoga à cocaína, duas porções de maconha e quatro pedras de crack. Também foram apreendidos uma bicicleta GTSM aro 29 de cor preta e um rádio comunicador modelo KA-8005.

O homem, identificado como F.A.S.P, foi conduzido ao 1° Distrito Policial de Pindamonhangaba, onde a autoridade de plantão ratificou a prisão em flagrante por tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei Federal n° 11.343/2006.

Segundo a corporação, não foi necessário o uso de algemas, pois o indivíduo não apresentou risco de fuga ou a integridade física da equipe. A GCM informou ainda que o abordado já possuía escoriações pelo corpo no momento da abordagem, e relatou ter sido vítima de atropelamento dias antes. Ele foi orientado quanto à oferta de atendimento médico, mas recusou socorro.

A ocorrência foi atendida pela equipe ROM composta pelos GCMs Leandro e Silvestre, com apoio da equipe do Canil 07, formada pelos GCMs Lopes e Douglas e o cão K-9 Bolt. O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Henrique, destacou a importância do trabalho preventivo da corporação. “A atuação constante da GCM, com apoio do Canil, reforça nosso compromisso com a segurança da população. O patrulhamento estratégico e a presença nas ruas são fundamentais para coibir o tráfico de drogas e outros crimes no município”, afirmou.

WhatsApp Image 2026-02-09 at 11.52.24

WhatsApp Image 2026-02-09 at 11.52.25