15/03 - Prefeitura inaugura busto em homenagem a Padre Geraldo em Moreira César

O popular Padre Geraldo Carlos da Silva, religioso que por 32 anos atuou frente à Paróquia São Vicente de Paulo, no Distrito de Moreira César, recebeu uma nova homenagem neste mês em que se celebra três anos de seu falecimento. Foi inaugurado, nesta sexta-feira (11), em frente à sede do Vila dos Afetos, o busto em homenagem ao sacerdote.
A homenagem foi recebida com alegria pela Paróquia São Vicente de Paulo e é fruto da solicitação da comunidade, da Câmara de Pindamonhangaba, através do presidente José Carlos Gomes – Cal e do Fundo Social de Solidariedade, responsável pela Vila dos Afetos, cuja sede recebeu a denominação de “Cônego Geraldo Carlos da Silva”.
Para a concretização da homenagem, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou a contratação do artista Felipe Calipo, renomado escultor de artes sacras, participante em diversas etapas do Revelando SP, que confeccionou fielmente a imagem do busto em cimento, em forma de silicone e gesso, e trabalhada com acabamento, pintura e impermeabilização.
O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino; subprefeito de Moreira César, Nilson Luis de Paula Santos; secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma; artista plástico autor da obra, Felipe Callipo; presidente da Câmara José Carlos Gomes “Cal”; vereadores Regininha e Carlos Moura “Magrão”; representante da Forania de Pindamonhangaba, da Diocese de Taubaté, Padre Afonso Lobato; Padre José Luciano Matos; Padre Marcos Crescêncio; Missionário Dunga; seminarista Renan Matheus que apresentou composições de autoria do homenageado e a convidada de honra, Vanilda Maria Silva, irmã do Padre Geraldo.
Quem foi padre Geraldo? - Nascido em Borda da Mata (MG) em 21/07/1948, Padre Geraldo veio morar em Taubaté, onde estudou e morou no Seminário Diocesano Santo Antônio até 1973. Em seguida, cursou Filosofia na Faculdade Dom Bosco (São João Del Rei - MG) e retornou a Taubaté onde concluiu o curso de Teologia na Faculdade Dehoniana. Foi ordenado sacerdote pelo Bispo Dom Couto, em 8/12/1977, em Taubaté, onde atuou nas comunidades da Vila Aparecida e Vila São José durante quatro anos.
Em 1987, assumiu a Paróquia São Vicente de Paulo e teve forte atuação nas diversas comunidades do Distrito de Moreira César, realizando um admirável trabalho social nas Pastorais da Criança, Saúde e dos Idosos. Realizava no Recinto São Vito grandes bailes e Domingueiras para angariar recursos para as obras sociais, oficinas de coreografia, tênis de mesa, ginástica, terapia, artesanato, apresentações de teatro, danças, dentre outras atividades gratuitas para a comunidade.
Em parceria com a Prefeitura, coordenou a construção do Recinto São Vito, da Igreja do Padre Rodolfo e da ampliação da igreja São Vicente de Paulo, além de organizar por muitos anos a tradicional Festa de São Vicente de Paulo.
Em vida, recebeu o Título de Cidadão Pindamonhangabense, em 10/07/2002 e posteriormente, a Comenda Bicudo Leme, em 2008, vindo a falecer em 12/03/2019.