24/03 - Prefeitura de Pinda participa da maior feira de Smart City em Curitiba

A Prefeitura de Pindamonhangaba, conhecida como a primeira cidade de médio porte certificada como Cidade Inteligente no Brasil em seu mais alto nível, está participando de 22 a 24 de março, em Curitiba (PR) da 4ª edição da Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do principal evento de cidades inteligentes do mundo.
O evento está sendo realizado no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui) e é organizado pelo iCities, uma hub de negócios e soluções, representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil. Este ano, a exposição tem como tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. Além do prefeito Dr. Isael Domingues, estão participando a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco; secretário de Inovação, Tecnologia e Projetos, Danilo Veloso; Chefe de Gabinete, Rodrigo Lóssio; secretário de Negócios Jurídicos, Anderson Alves e o diretor de Infraestrutura e Telecomunicações, Bruno Lacorte Moreira.
O evento está abordando a conectividade global e o impacto da expansão das conexões na sociedade pós-pandemia, se destacando como uma referência para o momento de retomada econômica e de busca pela qualidade de vida, utilizando com eficiência os recursos tecnológicos, a criatividade e o planejamento urbano e social.
“Hoje o mundo está cada vez mais conectado e a velocidade cada vez mais rápida. Se as prefeituras e os gestores não estiverem acompanhando essa tendência, o município perde muito”, ressaltou Dr. Isael.
No evento, as autoridades conheceram diversas ferramentas tecnológicas, dentre elas sistema para investigação e segurança pública, utilizando o conceito de muralha eletrônica e inteligência artificial. Outra ferramenta é o SOS Cidadão, um aplicativo móvel de pânico, onde o cidadão pode acionar pedido de proteção e através de georefenciamento e de integração junto ao CSI (Centro de Segurança Integrada) do município, as viaturas da GCM e PM podem chegar até o local da ocorrência. O aplicativo pode ser muito útil especialmente para as mulheres com ação de medidas protetivas e garantia da Lei Maria da Penha.
“São exemplos de ferramentas que já estamos levando para Pindamonhangaba e que temos a certeza de que trarão resultados positivos. Podemos observar que estamos no caminho certo e na vanguarda tecnológica, o que faz ofertar melhores serviços públicos e atrair investidores para nossa cidade”, finalizou Dr. Isael.