27/01 - Pindamonhangaba recebe avaliação máxima na certificação ISO de Cidade Inteligente / Sustentável pela ABNT

27/01 - Pindamonhangaba recebe avaliação máxima na certificação ISO de Cidade Inteligente / Sustentável pela ABNT

Cidade é a segunda smart city do país – primeira dentre as de porte médio – e obteve o mais alto grau de certificação devido aos seus ótimos indicadores

Pindamonhangaba está em festa. Na noite de quarta-feira (25), a Prefeitura realizou uma cerimônia no Pátio das Flores para receber das mãos da ABNT o ISO 37.120, de indicadores de cidades e comunidades sustentáveis, além de realizar a entrega do certificado de “Empresa Amiga da Cidade” aos principais colaboradores. A noite contou, ainda, com a entrega de menções honrosas aos secretários da gestão e empresas parceiras.
“Essa certificação proporcionada pela ABNT nos faz elevar o nível de exigência para uma boa gestão dos serviços públicos oferecidos. Com a coleta de dados e catalogação que nos apresentaram nossos índices, obtivemos o nível Plantina, que é considerado o mais alto grau de certificação. Isso é importante para o nosso trabalho de atração de novos investimentos e mais importante do que a conquista será a manutenção desse nível de indicadores”, destaca o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.
A cerimônia foi aberta com um vídeo institucional mostrando um pouco dos avanços tecnológicos pelos quais a cidade vem passando, justificando em parte seu título de Smart City ou Cidade Inteligente. O vídeo pode ser conferido no canal do Youtube da Prefeitura, o “Prefeitura de Pindamonhangaba”, onde também está disponível a íntegra da cerimônia de certificação.
Os certificados de “Empresa Amiga da Cidade” foram entregues pelo prefeito de Pindamonhangaba, Dr Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, além dos representantes das empresas parceiras para a Certificação: Marcelo Nunes, diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos e Carlos Venícius Frees, CEO da Smart Free´s. Foram ganhadoras as seguintes empresas e instituições: Tecnored, EDP São Paulo Distribuidora de Energia, Eccosave Soluções Sustentáveis, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Pindamonhangaba, Santa Casa de Misericórdia, Hospital 10 de Julho Unimed, Renovar Saneamento Ambiental, Incomisa, DBTEC, Kóide Autopeças do Brasil, Novametal do Brasil, Novelis do Brasil, Gerdau, LyondellBasell, Tenaris Confab, Pisani Plásticos, Dupont, Sabesp, Viva Pinda Transporte Coletivo e Scipópulis.
Receberam menção honrosa as empresas: Americanet, Embrás, Webnets, Solutec e Erione.
Foram chamados no palco para uma singela homenagem os secretários ou representantes das Secretarias Municipais: Administração, Assistência Social, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Educação, Esporte e Lazer, Finanças e Orçamento, Governo e Serviços Públicos, Habitação, Meio Ambiente, Mulher, Família e Direitos Humanos, Negócios Jurídicos, Obras e Planejamento, Saúde, Segurança Pública, Subprefeitura de Moreira César, Fundo Social de Solidariedade e Gabinete do Executivo.
A entrega da certificação ISSO 37120 foi feita ao prefeito Dr. Isael Domingues pelos representantes da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira e Denis Carvalho.
Além do cerimonial de premiação, o evento contou ainda com estande do Novo Turismo Pinda – apresentando um totem de realidade aumentada, e dos parceiros do turismo gastronômico da cidade: Queijaria Bolderine, Alambique Pinda Boa e Rei do Chopp. A noite teve ainda um pocket show com a banda La Dama e, ao lado externo o balão inflado da Voar de Balão.

“Este é um momento de agradecimento. A equipe de Tecnologia merece todos os parabéns. Para nós, essa certificação significa mostrar que Pindamonhangaba compete entre os grandes. O objetivo do nosso trabalho é mostrar para todos que essa é uma gestão séria que abraça o empresariado porque sabe que ele é o gerador de empregos. Uma gestão que objetiva melhores serviços públicos, melhorar a vida do cidadão. É através da tecnologia e da inteligência que você economiza, que conquista mais recursos para implementar e fazer a cidade crescer e se desenvolver mais. Todo esse trabalho foi feito para que o mundo saiba que Pindamonhangaba é uma cidade diferenciada. Nós somos a primeira cidade entre as médias a ter essa certificação. Agradeço a cada secretário que contribuiu com esse prêmio”. (Trecho do discurso do secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso)

“Se a gestão acredita em Tecnologia, nada mais justo que o Parque Tecnológico estar aqui com vocês nesta noite. Essa certificação deu um trabalho para a equipe que não foi fácil não, porque em três meses estavam com todos os indicadores e dados levantados. Isso é provar que é possível realmente. Esses indicadores são pano de fundo para um planejamento estratégico dos municípios, para um plano de implementar tecnologia e informática dentro do município de forma mais estruturada e Pinda aceitou esse desafio. Isso é realmente um marco, que vai chamar a atenção do Brasil inteiro”. (Trecho do discurso de Marcelo Nunes, do Parque Tecnológico de São José dos Campos)

“O impressionante disso tudo é o envolvimento das secretarias, dos técnicos, das equipes para a gente conseguir levantar as informações e evidências técnicas que comprovaram de fato que Pinda fazia aquilo que o indicador pedia. Parabéns a Pindamonhangaba por chegar no nível de comprovação de resultados como a gente chegou, com números muito bons. E vamos prosseguir, porque tem mais duas grandes normas para a gente vencer. Parabéns a todos os envolvidos”. (Trecho do discurso de Carlos Frees, da Smart Free´s)

“Parabéns à equipe da Secretaria de Tecnologia. Essa é uma noite histórica para Pindamonhangaba: a segunda cidade a alcançar esse marco de Cidade Inteligente. Os avanços e conquistas que estamos tendo, Wi-fi público, Ouvidoria digital, câmeras de monitoramento, 1 DOC e outros, e com esses indicadores que apresentamos e sentimos no dia a dia, o número de empresários e empreendedores que nos procuram para se instalarem na cidade é imensurável. Isso é motivo de muita alegria porque a nossa preocupação maior, neste momento, é a geração de empregos. Todos nós vamos crescer com os benefícios que representam todos esses indicadores. Temos que comemorar juntos essa grande conquista”. (Trecho do discurso do vice-prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino.

“Estamos considerando um padrão normativo internacional, utilizado em 165 países dos 5 continentes. Essa certificação que Pindamonhangaba recebe hoje é a mesma, contemplando os mesmos padrões indicativos de Londres, Paris, Cidade do Cabo, Buenos Aires, Santiago e outras cidades do mundo. Esse é o resultado de um trabalho coletivo, de sinergia com todo o secretariado e um momento de se considerarem no hall das principais cidades do mundo, que tiveram esses indicadores avaliados. Esse projeto implantado em Pindamonhangaba foi um projeto de divisão de governança, para os cidadãos e para o empresariado. Outro ponto importante a se destacar é o legado que esses indicadores estarão fornecendo para as administrações futuras, para definir com clareza total o seu plano de investimento e planejamento estratégico”. (Trecho do discurso do representante da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira).

“Esse é um momento muito importante para nós, porque estamos recebendo o resultado do esforço de todos contidos aqui numa placa, certificada e reconhecida por uma entidade que tem renome internacional. Essa é uma normatização de cidade reconhecida em nível internacional. Isso só aumenta a responsabilidade de todos nós para manter essa certificação como um símbolo de nossa cidade, que tenha um reflexo na vida do cidadão. Tudo o que nós fazemos tem que ter um sentido. Esse símbolo representa suor, esforço, dedicação, coragem, ousadia, e acima de tudo respeito, atenção, carinho e solidariedade com o cidadão. Parabéns a todos os presentes. Estou muito orgulhoso da minha equipe”. (Trecho do discurso de agradecimento do prefeito Dr. Isael Domingues)