27/03 - Prefeituras de Pinda e Maracanaú-CE trocam experiências sobre tecnologia e processos

As prefeituras de Pindamonhangaba e de Maracanaú-CE estão participando de ações de processos de troca de experiências na área da tecnologia, visando aprimoramento mútuo de gestão e processos.
Na última semana, uma comitiva da cidade cearense (que fica a 25km de distância da capital Fortaleza e possui 230 mil habitantes) visitou Pindamonhangaba para conhecer a metodologia de trabalho realizada pela Prefeitura.
No encontro, membros das secretarias de Tecnologia, Inovação e Projetos, Finanças e do Departamento de Captação de Recursos de Pindamonhangaba explicaram como funcionavam as plataformas, os sistemas, bem como os avanços que a cidade tem atingido com o programa Cidade Inteligente.
O secretário de Finanças, Claudio Fonseca Godoy, destacou o aumento na arrecadação do município nos últimos anos, bem como o crescimento alinhados ao sistema digital, que tem permitido avanços no processo de pagamento de IPTU, e demais tributos de forma digital, eliminando papeis e oferecendo facilidades para o contribuinte e para o poder público.
O diretor de Captação de Recursos, Jálissen Pereira Duarte, explicou como era o processo de obtenção de verbas estaduais e federais, convênios e formas de trabalho do departamento. Ele conversou com a comitiva de Maracanaú sobre alguns detalhes do serviço, que aliás Maracanaú também atua de maneira similar em algumas áreas.
Na sequência, a equipe visitante foi conhecer o gabinete do prefeito, Dr. Isael Domingues, o sistema digital e as ferramentas de BI (Business Intelligence) que ele utiliza para gestão dos processos e tomada das melhores escolhas para a cidade.
Ao fim, todos foram ao CSI (Centro de Segurança Integrada), para monitoramento digital e tecnológico da segurança da cidade, reconhecimento de placas, reconhecimento facial, dentre outras tecnologias empregadas no local.
A diretora de Inovação e Projeto, Julia Rossato, ressaltou que a visita faz parte de uma “cooperação mútua iniciada em fevereiro deste ano, quando o secretário da Pasta, Danilo Velloso, começou tratativas de cooperação conjunta entre Pindamonhangaba e Maracanaú. Desta forma, as duas cidades têm muito a ganhar, utilizando experiências, trocando informações e melhorando os sistemas dos dois municípios”.
O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, destacou a troca de experiências com outros municípios. “Muito importante essa proximidade com outras cidades, para analisarmos as questões positivas e também para apresentarmos o que está dando certo aqui. Para nós é motivo de orgulho saber que somos referência em muitas áreas e que podemos auxiliar outros locais a se desenvolverem. Fazemos essa troca de experiências com as cidades da região e, mais recentemente, também com municípios de outros estados e todos ganham com isso: a sociedade, a economia das cidades, as gestões públicas e, consequentemente, a população. Pinda e Maracanaú têm muito a aprender uma com a outra”, avaliou.
A reunião contou ainda com a presença do secretário adjunto de Tecnologia Inovação e Projetos de Pindamonhangaba, Sylvio Braz, da equipe de Maracanaú, com os secretários de Gestão, Orçamento e Finanças, Gerson Cecchini, de Gabinete, Euler Barbosa, e de Parcerias e Concessões, André Siqueira, além do diretor executivo da Enery Telecom - Giovani Mariotto.