Pinda lança pesquisa para identificar áreas sem internet e melhorar conexão

A Prefeitura de Pindamonhangaba lançou uma pesquisa digital colaborativa para identificar zonas de sinal instável de internet em área urbana e locais sem conectividade em zona rural.
A ação vai beneficiar moradores das áreas rurais sem conectividade com internet e da área urbana com falhas no sistema de telecomunicações. A iniciativa é da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos em parceria com o Departamento de Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Por meio de uma plataforma, o colaborador vai responder um formulário curto e simples informando endereço, se existe conectividade com internet em seu imóvel, e no caso de existir qual a qualidade da internet.
A pesquisa está disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeO9bejf2aygityEHh8p_3evg1qZeKBY2yEyPLbyLTqPO8yOQ/viewform ou pelo site da Prefeitura de Pindamonhangaba, dentro da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, ao clicar no botão “Pesquisa sobre internet”.
Os dados serão analisados pela equipe de Tecnologia, Inovação e Projetos e repassados às empresas de telecomunicações para que elas aprimorem os serviços na região. “Existem pessoas que moram em área rural e sem acesso à internet. Com base nesses dados, poderemos informar e cobrar as operadoras de telecomunicações para que invistam em infraestrutura para levar conectividade a essas pessoas”, resumiu o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso.
Ele explicou que o colaborador da pesquisa poderá optar por informar o seu endereço e contato para operadoras ou não. “Se houver permissão da pessoa, esses dados serão compartilhados para operadoras de telecomunicações. Se não houver, só informaremos a região sem internet e o número de interessados”.
O secretário ressaltou que, além de moradores da zona rural, a pesquisa vai beneficiar também as pessoas que vivem na zona urbana. “Mesmo na área central, existem pontos que pode haver instabilidade de conectividade. Com base neste formulário, as empresas poderão corrigir falhar e melhor o serviço ofertado ao cliente”.