Pindamonhangaba conhece nova tecnologia na China visando incrementar avanço do Pinda Smart
A Prefeitura de Pindamonhangaba está conhecendo novas tecnologias voltadas ao conceito de cidades inteligentes durante agenda oficial na China, com foco em ampliar e qualificar as ações do programa Pinda Smart. A agenda internacional conta com a participação de outros municípios brasileiros e a participação de Pindamonhangaba ocorre sem custos para o município com hospedagem e passagens aéreas.
Durante a visita, a comitiva esteve no Shenzhen Longgang Smart Center, um núcleo tecnológico do projeto de cidade inteligente no distrito de Longgang, em Shenzhen (China). Ele atua como um centro de operações urbano que integra coleta de dados, análise, monitoramento em tempo real e apoio à tomada de decisões, apoiando setores como gestão urbana, segurança pública, serviços governamentais e mais.
O coração do sistema é uma plataforma integrada de big data e inteligência artificial (IA) que agrega e processa enormes volumes de informações provenientes de múltiplas fontes urbanas.
“Conhecemos todo o monitoramento e sensores distribuídos que permitem acompanhar e responder automaticamente a eventos e padrões de comportamento, como fluxo de veículos, condições ambientais ou possíveis riscos de segurança”, explicou o secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Rodrigo Leite.
Outra visita aconteceu junto à empresa Santachi Video Technology (Shenzhen) Co., Ltd. que atua como uma das empresas de destaque na indústria de segurança eletrônica da China, focando no desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos de vigilância de vídeo e componentes eletrônicos avançados. Com sede em Shenzhen — uma das maiores zonas de tecnologia e manufatura do país — a Santachi tem se consolidado como referência em soluções de monitoramento e sistemas de segurança.
A empresa foi fundada oficialmente em meados dos anos 2000 com forte foco em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação tecnológica. A empresa investe continuamente em equipes técnicas altamente qualificadas, com membros especializados em design industrial, algoritmos de vídeo, sistemas embarcados e desenvolvimento de software e hardware.
Sua estrutura técnica inclui laboratórios-chave em Shenzhen, como o Laboratório de Óptica de Vídeo e o Laboratório de Big Data de Vídeo, reconhecidos como centros de referência para tecnologia de imagem e análise de vídeo.
Embora o foco principal da Santachi esteja no mercado chinês — um dos maiores mercados de vigilância eletrônica do mundo — a empresa exporta seus produtos para diversas regiões, incluindo Sudeste Asiático, Oriente Médio, América do Norte e outros mercados internacionais. Seus equipamentos já foram utilizados em projetos de grande escala, como redes de segurança urbana, sistemas de monitoramento em estradas e redes de CCTV para clientes corporativos.
“Estamos em Shenzhen, a capital mundial da tecnologia, representando Pindamonhangaba e trazendo muitas novidades para nossa cidade, que vive um momento de grande transformação e crescimento acelerado. Estamos consolidando parcerias inéditas e aprendendo com quem está anos-luz à frente em inovação, especialmente para avançar projetos como o Smart Pinda, com tecnologias que ampliarão a segurança e a qualidade de vida em nossa cidade. Seguimos trabalhando intensamente, com custo zero para o município, absorvendo conhecimento e fortalecendo iniciativas que irão beneficiar Pindamonhangaba e toda a região do Vale do Paraíba”, concluiu o prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino.