16/11 - Pinda participa de painel sobre gerenciamento de risco ambiental

O município de Pindamonhangaba foi convidado para participar do painel que debate o PGR (Plano de Gerenciamento de Risco) da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e relatar um pouco da experiência do município ao trabalhar para minimizar os impactos de riscos ambientais.

A ação ocorreu dia 13 de novembro no 1º Encontro Regional ICLEI Sudeste Eletromobilidade e Inovação: cidades inteligentes pelo clima, em São José dos Campos.

Na ocasião, a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, fez uma palestra no Parque de Inovação Tecnológica. Ela explanou sobre “o Plano Municipal de Redução de Risco de Pindamonhangaba, que foi ofertado pelo Comitê das Bacias e executado pela empresa REGEA. O plano identifica as áreas de riscos geotécnicos no município, classificando-os e propondo um plano de ação para evitar e mitigar os riscos”.

De acordo com ela, “foi possível destacar uma ferramenta muito importante da qual Pindamonhangaba faz uso, que é o programa por serviço ambiental, chamado em Pinda de ‘Programa Conservador da Natureza’ ".

Maria Eduarda explicou que o programa já habilitou 13 propriedades rurais que receberão benefícios do governo municipal para se adequarem ambientalmente e contribuírem pelo meio ambiente e por nossa cidade.

Além da secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, o evento reuniu outros representantes de prefeituras dos quatro estados da região Sudeste, membros do governo do Estado de São Paulo, órgãos regulares e técnicos na área ambiental. O painel ainda promoveu o debate sobre os modelos de cidades que precisam ser desenvolvidas hoje para assegurar um futuro mais sustentável.

Na terça feira (dia 14), a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba participou do treinamento em Projetos Verdes Financiáveis para Governos Locais, que busca fortalecer a implementação das agendas de ação pelo clima e biodiversidade por parte de governos locais ao capacitar profissionais e gestores para compreender, planejar e executar estratégias eficazes de desenvolvimento de projetos verdes sustentáveis, com foco no acesso a recursos financeiros para sua implementação.