27/04 - Pinda amplia acesso à Carteira da Pessoa Idosa

27/04 - Pinda amplia acesso à Carteira da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Departamento de Proteção Social Básica, através do Setor de Cadastro Único, está ampliando o acesso à Carteira da Pessoa Idosa, oferecendo a possibilidade de emitir o documento diretamente com os entrevistadores sociais durante o atendimento do Cadastro Único. Além disso, os idosos que possuem facilidade podem acessar o documento pelo site https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ e seguir as instruções.
As vantagens da Carteira da Pessoa Idosa são: além de garantir o direito de viajar pelo país com economia e segurança, ela também reforça a autonomia e a cidadania dos idosos, que podem conhecer novos lugares, visitar familiares e amigos, participar de atividades culturais e sociais, entre outras oportunidades.
A Carteira da Pessoa Idosa é um documento que garante o direito de viajar gratuitamente ou com desconto de 50% em transportes interestaduais, como ônibus, trem e barco. Esse direito está previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) e beneficia as pessoas com 60 anos ou mais que tenham renda de até dois salários mínimos e estejam inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
Para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, é necessário que o idoso e sua família estejam inscritos no CadÚnico e o idoso requerente tenha renda de até dois salários mínimos. Para mais informações, procure o Posto de Atendimento do CadÚnico, na Av. Albuquerque Lins, 550 - São Benedito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O telefone para contato é (12) 3550-5350. Leve seus documentos pessoais e da sua família, além do comprovante de renda.