Prefeitura disponibiliza acervo histórico digitalizado no site oficial

Prefeitura disponibiliza acervo histórico digitalizado no site oficial

A Prefeitura de Pindamonhangaba está ampliando o acesso à história da cidade por meio da digitalização de documentos do Arquivo Histórico, disponível na guia do Centro de Memória Barão Homem de Mello (CMBHM) no site oficial. Agora, parte do acervo pode ser consultada online, com sumários descritivos que facilitam a pesquisa.
Ao todo, são 56 caixas organizadas contendo documentos entre os anos de 1701 e 1959, como inventários, testamentos, ações de liberdade, processos de tutela, curatela, divisão de terras e outros registros de valor histórico e genealógico. A digitalização inicial foi realizada com apoio da Family Search, e novos materiais serão digitalizados com a aquisição de um scanner específico. Os arquivos estão disponíveis no link: https://pindamonhangaba.sp.gov.br/centro-de-memorias-barao-homem-de-melo.
“A digitalização desses documentos é um passo importante para preservar nossa memória e facilitar o acesso à história de Pindamonhangaba para pesquisadores, estudantes e toda a população”, explicou a gestora cultural do Centro de Memória Barão Homem de Mello, Thais Victoria Lorena Moreira.
O CMBHM também conta com mais de 60 mil documentos, cerca de 5 mil fotos (acessíveis pelo site fototecapinda.org), 614 livros, 300 partituras e uma coleção variada de jornais antigos. O espaço também promove oficinas culturais e o projeto “Pindamonhangaba – Preservando Memórias”, que recebe escolas para atividades de educação patrimonial.

WhatsApp Image 2025-07-15 at 16.22.23